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GM diz que carros elétricos são seu ‘norte’ enquanto corre atrás da Tesla
Publicado 22/07/2025 • 20:27 | Atualizado há 23 horas
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Publicado 22/07/2025 • 20:27 | Atualizado há 23 horas
KEY POINTS
General Motors (GM).
Foto: REUTERS/Rebecca Cook/File Photo
Mesmo com a liderança da Tesla por uma grande margem no mercado de veículos elétricos (EVs) dos Estados Unidos, a General Motors declarou nesta terça-feira (22) que garantiu a vice-liderança e acredita ter uma “vantagem natural” nesse setor.
Executivos da GM afirmaram, durante a divulgação dos resultados trimestrais, que a empresa está focada em aumentar a lucratividade dos carros elétricos. Ao ser questionado sobre como a GM pretende alcançar esse objetivo, já que a Tesla também enfrenta esse desafio, o CFO Paul Jacobson explicou que a diversidade da linha da GM, incluindo veículos a combustão e elétricos, é um trunfo importante diante das variações da demanda.
“Todo mundo fala da simplicidade e escala da Tesla”, disse Jacobson. “E, realmente, em alguns segmentos mais restritos, eles têm essa vantagem e conseguiram colher bons frutos. Mérito deles. Por outro lado, isso também deixa a empresa exposta a uma demanda muito volátil”.
Atualmente, a GM oferece 12 modelos elétricos, enquanto a Tesla tem cinco. A Tesla, porém, não divulga as vendas separadas por modelo, apenas em grupos.
Os comentários de Jacobson vêm no momento em que as montadoras lidam com uma demanda instável por carros elétricos, agravada pelo novo pacote fiscal do presidente dos EUA, Donald Trump, que deve acabar com o crédito fiscal de US$ 7,5 mil (cerca de R$ 41,7 mil, na cotação atual) para carros elétricos novos e de US$ 4 mil (R$ 22,28 mil) para usados a partir de 30 de setembro.
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Segundo a consultoria Cox Automotive, as vendas de carros elétricos novos no segundo trimestre de 2025 caíram 6,3% em relação ao ano passado. Esse é apenas o terceiro recuo registrado até agora.
Ainda de acordo com a Cox Automotive, as vendas tiveram uma alta de 4,9% em relação ao primeiro trimestre de 2025. Segundo a analista sênior Stephanie Valdez, esse aumento pode ser o início de uma corrida para comprar carros elétricos antes que o benefício fiscal termine.
Valdez prevê que o terceiro trimestre de 2025 será de vendas recordes de carros elétricos novos, mas que o mercado deve despencar no último trimestre do ano, já se ajustando à “nova realidade” sem o incentivo fiscal.
A CEO da GM, Mary Barra, reconheceu que o crescimento dos carros elétricos foi mais lento do que o esperado, mas afirmou na teleconferência de resultados nesta terça-feira que “acreditamos que o futuro, no longo prazo, é a produção lucrativa de elétricos, e esse continua sendo nosso norte”.
No meio dessa demanda instável, um relatório do Barclays divulgado no dia 17 de julho apontou que tanto a procura quanto os fundamentos da Tesla seguem frágeis, embora a empresa tenha colocado em destaque seus projetos de veículos autônomos e robotáxis.
No segundo trimestre, a Tesla entregou cerca de 384 mil veículos, uma queda de 14% em relação ao ano anterior e o segundo trimestre seguido de baixa. Essas entregas são o número mais próximo que a Tesla divulga de vendas, mas o conceito não é detalhado nos relatórios da empresa.
Mesmo assim, a Tesla ainda lidera o mercado de carros elétricos com folga. As vendas de elétricos da GM somaram 46.300 no trimestre, mais que o dobro dos 21.900 do ano passado. Esse número, porém, representa apenas uma pequena parcela do total de 974 mil veículos vendidos pela montadora de Detroit no mesmo período.
A Cox Automotive destacou que os 78 mil elétricos vendidos pela GM no primeiro semestre de 2025 já superam em mais de duas vezes o volume do mesmo período de 2024.
Jacobson afirmou na teleconferência que a GM está preparada para as oscilações na procura por elétricos porque apostou em fábricas flexíveis, investindo tanto em veículos elétricos quanto a combustão.
“Essa flexibilidade de poder alternar entre carros elétricos e a combustão, atendendo ao que o cliente procura, é uma vantagem natural nossa. Se a demanda por elétricos cair, conseguimos compensar parte dos custos das fábricas aumentando a produção dos modelos a combustão”, explicou Jacobson.
Ele citou como exemplo os novos investimentos da GM nas fábricas de Spring Hill, no Tennessee, e Fairfax, no Kansas. No mês passado, a GM anunciou um investimento de US$ 4 bilhões (R$ 22,28 bilhões) em várias plantas nos EUA, com planos de aumentar a produção de veículos a combustão e elétricos no país.
A GM informou que a Chevrolet ocupa a segunda posição e a Cadillac está em quinto lugar no ranking das marcas de carros elétricos.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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