Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump anuncia acordo comercial “gigantesco” com o Japão, com tarifa recíproca de 15%
Publicado 22/07/2025 • 20:38 | Atualizado há 17 horas
BREAKING NEWS
Coca-Cola vai lançar versão com açúcar de cana nos EUA ainda este ano
Lucro da Coca-Cola supera estimativas com forte demanda na Europa compensando fraqueza em outras regiões
Chineses de alta renda estão tão pessimistas com a economia quanto durante a pandemia de Covid-19
Guerras de influência: Jensen Huang ofusca Elon Musk e Tim Cook em Washington
Como a ‘bomba comercial’ da Europa pode ser o último recurso contra tarifas de Trump
Publicado 22/07/2025 • 20:38 | Atualizado há 17 horas
KEY POINTS
Andrew Harnik | Getty Images
O presidente dos EUA, Donald Trump, falando à imprensa durante uma coletiva conjunta com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, na Ala Leste da Casa Branca, em Washington, em 7 de fevereiro de 2025.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) o que chamou de “maior acordo já feito” com o Japão, prevendo tarifas “recíprocas” de 15% sobre as exportações japonesas para o mercado norte-americano.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que o Japão irá investir US$ 550 bilhões nos EUA, declarando ainda que os Estados Unidos “receberão 90% dos lucros”. Segundo ele, o acordo inclui a abertura do mercado japonês para veículos, caminhões, arroz, determinados produtos agrícolas e outros itens.
O presidente destacou que o pacto comercial criará “centenas de milhares de empregos” em solo americano.
Pouco após o anúncio, o principal negociador comercial do Japão, Ryosei Akazawa, publicou no X (antigo Twitter) agradecendo “a todos os envolvidos” e usando a hashtag “#MissãoCumprida”, conforme tradução automática do japonês feita pelo Google.
Leia também
Dólar oscila perto da estabilidade em meio a tensões tarifárias entre Brasil e EUA
Canadá: Carney afirma que governo prepara medidas para ajudar indústrias afetadas por tarifas
Trump: Filipinas pagarão tarifa de 19% e trabalharemos juntos militarmente
Em discurso realizado mais tarde, Trump acrescentou que os dois países também estão fechando um acordo adicional envolvendo gás natural liquefeito. Ele ainda afirmou que um novo acordo com a Europa será anunciado “amanhã”, sem revelar detalhes.
“Há um ano, esse nível de tarifa seria chocante. Hoje, respiramos aliviados”, avaliou Brian Jacobsen, economista-chefe da Annex Wealth Management, em entrevista à CNBC.
Segundo a emissora pública japonesa NHK, tarifas sobre automóveis exportados ao mercado norte-americano serão reduzidas de 25% para 15%, conforme informações de uma autoridade japonesa. As exportações de veículos são fundamentais para a economia do Japão, representando 28,3% de todos os embarques em 2024, de acordo com dados alfandegários.
Anteriormente, em carta enviada no início do mês, Trump havia ameaçado aplicar tarifas de 25% sobre os produtos japoneses a partir de 1º de agosto — um ponto percentual acima da alíquota de 24% anunciada em 2 de abril, durante o chamado “Dia da Libertação” tarifária.
O anúncio ocorre poucos dias após a coalizão liderada pelo primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba perder a maioria na câmara alta do parlamento japonês, resultado que gerou dúvidas sobre a força de negociação do Japão nas conversas com os EUA.
Em nota divulgada na segunda-feira, o HSBC afirmou que “para o primeiro-ministro Ishiba, um acordo comercial favorável com os Estados Unidos poderia ajudar a evitar uma moção de desconfiança ou um desafio interno dentro do PLD (Partido Liberal Democrata)”.
Após a derrota nas urnas, Ishiba afirmou que permaneceria no cargo. No entanto, segundo o jornal japonês Yomiuri, ele avalia renunciar dependendo do avanço nas negociações tarifárias com os EUA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
"O que está em discussão não é o direito dos EUA de tarifar, mas a forma como estão sendo aplicadas essas tarifas", diz ex-OMC
Tarifaço não é "problema comercial" com EUA, diz presidente da Apex
Brasil tem cenário com "tendência razoável de piora" frente a tarifas dos EUA, afirma ex-BC Luiz Fernando Figueiredo
Coca-Cola aceita mudar fórmula a pedido de Trump, mas EUA não têm açúcar de cana suficiente para sustentar plano
Caiado apresenta pacote de crédito para tentar reduzir impacto das tarifas dos EUA em Goiás