CNBC
Lisa DeNell Cook

CNBCJustiça dos EUA barra tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Federal Reserve

Mundo

Donald Trump reafirma que taxação começa em 1º de agosto, sem adiamento

Publicado 27/07/2025 • 13:20 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que os Estados Unidos adotarão novas tarifas caso não seja fechado um acordo comercial com a União Europeia.
  • Trump comentou o andamento das negociações e defendeu a aplicação de medidas tarifárias como forma de equilibrar as relações comerciais.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante uma reunião, em Turnberry, sudoeste da Escócia, em 27 de julho de 2025

Brendan SMIALOWSKI / AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante uma reunião, em Turnberry, sudoeste da Escócia, em 27 de julho de 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que os Estados Unidos adotarão novas tarifas caso não seja fechado um acordo comercial com a União Europeia.

Em encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump comentou o andamento das negociações e defendeu a aplicação de medidas tarifárias como forma de equilibrar as relações comerciais.

“Este é o maior parceiro de comércio do mundo. Se não houver acordo, nós teremos tarifas. Eles farão o que precisam. Acordo é o maior de todos e deve acontecer. Não adiaremos o início das tarifas em 1º de agosto”, disse Trump.

Ele estimou que há 50% de chances de um entendimento ser alcançado e mencionou que ainda existem três ou quatro pontos pendentes, sendo o principal deles o critério de justiça nas trocas entre os dois blocos. Trump também declarou que deseja um acordo que beneficie ambas as partes, mas reiterou que o país está preparado para seguir com tarifas caso seja necessário.

Leia mais:

Senadores brasileiros têm a primeira reunião de missão por tarifas em Washington

Tarifaço afasta investidor estrangeiro da Bolsa, que deve ter o pior julho em 4 anos

Tarifas sobre ferro e alumínio

Trump destacou que setores como o de ferro e alumínio já estão sujeitos a tarifas de 50%. Segundo ele, a arrecadação vinda dessas medidas foi expressiva. “Você viu os números. Nós tivemos uma enorme quantidade de dinheiro chegando no último mês”, afirmou.

O presidente afirmou ainda que a política tarifária tem incentivado empresas a investir na produção dentro dos Estados Unidos. Ele citou a construção de fábricas de aço, alumínio, inteligência artificial e veículos como consequência direta das barreiras aplicadas. “Se eles não querem pagar tarifas, o melhor jeito de fazê-lo é apenas construir sua planta nos EUA.”

Crítica à barreira europeia

Trump criticou o que chamou de desequilíbrio no acesso aos mercados. Ele afirmou que os Estados Unidos estão abertos a produtos europeus, mas enfrentam dificuldades para exportar automóveis e produtos agrícolas. “A Europa está muito fechada. Nós não vendemos carros para a Europa”, disse.

O presidente também mencionou que montadoras europeias como Mercedes, BMW e Volkswagen vendem milhões de carros nos EUA. Em comparação, citou o Japão como exemplo de país com o qual foi possível firmar um acordo considerado eficaz.

‘Quão estúpido Irã tem que ser para querer enriquecer urânio?’, diz Trump

O presidente americano Donald Trump ainda afirmou que o Irã não tem sido feliz em suas falas sobre ainda querer enriquecer urânio.

Após comentar a doação de US$ 60 milhões para compra de alimentos para Gaza – e reclamar que não recebeu um agradecimento e que não havia reconhecimento de nenhum lado, ele comentou sobre a situação no oriente médio.


“O Irã apanhou muito por uma boa razão”, defendeu Trump falando para a imprensa ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de negociarem um acordo entre a União Europeia e os EUA.

O presidente americano também afirmou que a Venezuela continua sendo um problema para os EUA por supostamente enviar imigrantes e drogas para o país.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo