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Joby e L3Harris firmam parceria para desenvolver aeronave híbrida de defesa, pilotável ou autônoma
Publicado 01/08/2025 • 12:12 | Atualizado há 21 horas
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Publicado 01/08/2025 • 12:12 | Atualizado há 21 horas
KEY POINTS
aeronave híbrida de decolagem e pouso vertical
Divulgação Joby Aviation
Joby Aviation e L3Harris anunciaram parceria nesta sexta-feira (1º) para desenvolver uma aeronave militar de nova geração, capaz de ser pilotada ou operar de forma autônoma.
A união combina a aeronave híbrida VTOL da Joby com a experiência da L3 em sistemas militares e processos de certificação.
As empresas esperam iniciar os testes neste outono (do hemisfério norte), com demonstrações operacionais previstas para 2026, segundo o comunicado.
“Conflitos como o da Rússia e Ucrânia estão realmente mudando como as pessoas pensam a aviação em baixa altitude de maneira geral”, afirmou Paul Sciarra, presidente executivo da Joby, à repórter Morgan Brennan, da CNBC.
“Lançar algo que possa passar rapidamente da fase de demonstração para a de implantação parece especialmente importante.”
Jon Rambeau, presidente da divisão de Sistemas de Missões Integradas da L3Harris, afirmou que o projeto, inicialmente, se concentrará em usos como vigilância aérea, reconhecimento e logística em ambientes contestados.
“Vamos focar nos grandes exercícios governamentais realizados periodicamente pelas Forças Armadas e ver se conseguimos encaixar alguns desses casos de uso nesses treinamentos mais amplos”, disse Rambeau a Brennan.
O anúncio ocorre em um momento em que os gastos governamentais estão sob escrutínio e as Forças Armadas dos EUA buscam fortalecer a tecnologia em operações de combate, incorporando inteligência artificial a veículos autônomos e drones.
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“Acho que as Forças estão questionando se a melhor abordagem para apoio em baixa altitude são os Apaches tripulados de 30 milhões de dólares, ou se não seria algo menor, mais barato e autônomo — com capacidade de adaptação a cargas úteis variadas”, disse Sciarra.
A Joby é conhecida por seus táxis aéreos comerciais, que são elétricos.
A empresa entregou sua primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) aos Emirados Árabes Unidos no final de junho, onde trabalha com vistas a um lançamento em 2026.
O novo veículo militar com a L3, baseado na aeronave S4 da Joby, será desenvolvido com uma turbina a gás, segundo o comunicado.
A Joby, que ainda busca aprovação da FAA para suas aeronaves, anunciou recentemente a expansão de sua produção e espera dobrar a capacidade em sua base na Califórnia.
As ações da Joby subiram mais de 100% neste ano. Os papéis da L3Harris acumulam alta de 30% em 2025.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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