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Joby e L3Harris firmam parceria para desenvolver aeronave híbrida de defesa, pilotável ou autônoma

Publicado 01/08/2025 • 12:12 | Atualizado há 21 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Joby Aviation e a gigante da indústria de defesa L3Harris anunciaram nesta sexta-feira uma parceria para desenvolver uma aeronave militar de nova geração.
  • A parceria une a aeronave híbrida de decolagem e pouso vertical (VTOL) da Joby à experiência da L3 em sistemas militares.
  • A Joby, que ainda está em processo de aprovação de sua aeronave pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), anunciou recentemente a expansão de sua produção e espera dobrar a capacidade em sua base na Califórnia.
aeronave híbrida de decolagem e pouso vertical

aeronave híbrida de decolagem e pouso vertical

Divulgação Joby Aviation

Joby Aviation e L3Harris anunciaram parceria nesta sexta-feira (1º) para desenvolver uma aeronave militar de nova geração, capaz de ser pilotada ou operar de forma autônoma.

A união combina a aeronave híbrida VTOL da Joby com a experiência da L3 em sistemas militares e processos de certificação.

As empresas esperam iniciar os testes neste outono (do hemisfério norte), com demonstrações operacionais previstas para 2026, segundo o comunicado.

“Conflitos como o da Rússia e Ucrânia estão realmente mudando como as pessoas pensam a aviação em baixa altitude de maneira geral”, afirmou Paul Sciarra, presidente executivo da Joby, à repórter Morgan Brennan, da CNBC.

“Lançar algo que possa passar rapidamente da fase de demonstração para a de implantação parece especialmente importante.”

Jon Rambeau, presidente da divisão de Sistemas de Missões Integradas da L3Harris, afirmou que o projeto, inicialmente, se concentrará em usos como vigilância aérea, reconhecimento e logística em ambientes contestados.

“Vamos focar nos grandes exercícios governamentais realizados periodicamente pelas Forças Armadas e ver se conseguimos encaixar alguns desses casos de uso nesses treinamentos mais amplos”, disse Rambeau a Brennan.

O anúncio ocorre em um momento em que os gastos governamentais estão sob escrutínio e as Forças Armadas dos EUA buscam fortalecer a tecnologia em operações de combate, incorporando inteligência artificial a veículos autônomos e drones.

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“Acho que as Forças estão questionando se a melhor abordagem para apoio em baixa altitude são os Apaches tripulados de 30 milhões de dólares, ou se não seria algo menor, mais barato e autônomo — com capacidade de adaptação a cargas úteis variadas”, disse Sciarra.

A Joby é conhecida por seus táxis aéreos comerciais, que são elétricos.

A empresa entregou sua primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) aos Emirados Árabes Unidos no final de junho, onde trabalha com vistas a um lançamento em 2026.

O novo veículo militar com a L3, baseado na aeronave S4 da Joby, será desenvolvido com uma turbina a gás, segundo o comunicado.

A Joby, que ainda busca aprovação da FAA para suas aeronaves, anunciou recentemente a expansão de sua produção e espera dobrar a capacidade em sua base na Califórnia.

As ações da Joby subiram mais de 100% neste ano. Os papéis da L3Harris acumulam alta de 30% em 2025.

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