Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Macron nomeia François Bayrou como novo primeiro-ministro da França
Publicado 13/12/2024 • 09:06 | Atualizado há 10 meses
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 13/12/2024 • 09:06 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
François Bayrou
FRED TANNEAU/AFP
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta sexta-feira (13) François Bayrou como novo primeiro-ministro, em meio a uma crise política após a queda do governo de Michel Barnier na semana passada.
Bayrou será o quarto primeiro-ministro da França este ano, sucedendo Barnier, que renunciou em 5 de dezembro após sofrer um histórico voto de desconfiança. Esse voto uniu de forma inesperada partidos de oposição da esquerda e da extrema direita.
Era esperado que Macron anunciasse o substituto logo após a saída de Barnier, mas, por conta do impasse político do país, a decisão foi adiada para esta semana. O presidente também não cumpriu o prazo de 48 horas que ele mesmo havia estipulado durante uma reunião com líderes partidários na última terça-feira (10).
Esse atraso evidencia a turbulência que tem dominado a política francesa nos últimos meses, incluindo eleições legislativas inconclusivas e divisões profundas sobre o déficit público elevado do país.
Macron convocou eleições antecipadas em junho e julho com o objetivo de fortalecer a base de sua aliança centrista na Assembleia Nacional. No entanto, saiu dessas eleições com uma base de poder significativamente reduzida.
O voto de desconfiança da semana passada — realizado após semanas de disputas sobre o orçamento de 2025, que previa aumento de impostos e cortes nos gastos públicos — foi apoiado pela aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP) e pelo partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen. Esse foi o primeiro governo francês derrubado desde 1962.
Barnier ocupou o cargo por pouco menos de três meses, sucedendo Gabriel Attal — que em janeiro deste ano se tornou o primeiro-ministro mais jovem da França na história moderna — e Élisabeth Borne, que esteve no posto anteriormente.
O novo primeiro-ministro enfrentará os mesmos desafios de seus antecessores, com a esquerda e a direita pressionando o governo em busca de suas próprias agendas para o orçamento de 2025.
O Reagrupamento Nacional, por exemplo, busca concessões para aumentar as pensões, cancelar cortes planejados no reembolso de medicamentos e reduzir as contribuições da França ao orçamento da União Europeia. Por outro lado, a Nova Frente Popular defende o aumento dos gastos públicos e impostos sobre lucros extraordinários e grandes fortunas.
Analistas acreditam que, diante do atual cenário, é provável que os principais blocos políticos da França cheguem a um acordo provisório, que simplesmente prorrogue o orçamento de 2024 para o próximo ano. Isso evitaria um “shutdown” governamental no início do ano, em que o país ficaria incapaz de cumprir suas obrigações financeiras.
No entanto, essa solução provisória adiaria a necessidade urgente de enfrentar os problemas fiscais da França. O déficit orçamentário, previsto para atingir 6,1% do PIB em 2024, pode crescer ainda mais caso não sejam tomadas medidas para controlar os gastos.
Investidores acompanham a situação com cautela. O rendimento do título de referência de 10 anos do governo francês subiu 3 pontos-base na manhã desta sexta-feira, antes do anúncio, alcançando cerca de 2,99%. Enquanto isso, o índice CAC 40 da bolsa francesa avançou 0,5%.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
Aluguel de apartamento de 1 quarto em São Paulo ultrapassa R$ 85 por metro quadrado