Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ranking da inovação no Brasil: saiba quais são os 6 estados que superam média nacional
Publicado 01/09/2025 • 22:09 | Atualizado há 2 meses
Bessent e vice-premiê chinês vão se reunir para tentar conter escalada de tarifas dos EUA
Empresário cria casacos de luxo que unem elegância e proteção térmica e conquista bilionários
Taxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC
Berkshire Hathaway atualiza portfólio global com dados até junho de 2025
Mercado de artigos de luxo usados cresce 10% ao ano e pode atingir US$ 360 bilhões até 2030
Publicado 01/09/2025 • 22:09 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Freepik.
Inflação em São Paulo acelera na 2ª quadrissemana de setembro, aponta IPC-Fipe.
O Estado de São Paulo mantém a liderança absoluta na escala de inovação do país, é o que mostra o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Em uma escala que vai de 0 a 1, o estado alcançou 0,872 — resultado quase três vezes superior à média nacional (0,296). Além de São Paulo, outros cinco estados ficaram acima da média: Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368). Na outra ponta, os piores desempenhos foram registrados por Alagoas (0,148), Maranhão (0,127) e Acre (0,122).
Desde 2014, quando o índice começou a ser calculado, São Paulo ocupa a primeira posição. Mas a última década trouxe mudanças no cenário, com destaque para a ascensão de Santa Catarina e Paraná.
Em 2015, Santa Catarina ocupava a terceira posição, subindo para a segunda em 2020 e consolidando-se nela em 2025. O Paraná, que era o sexto colocado há cinco anos, aparece agora em terceiro lugar. Já o Rio de Janeiro perdeu espaço, caindo do segundo para o quarto posto no período.
Mesmo com São Paulo no topo, o INPI identifica um processo de “leve desconcentração” das atividades inovadoras. Sete estados reduziram a distância em relação aos paulistas: Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Alagoas, Piauí e Amapá.
Em 2015, a média das unidades federativas correspondia a 28% do desempenho de São Paulo. Em 2025, esse percentual passou para 29%. Para o instituto, a mudança, embora modesta, representa um movimento consistente de dispersão da inovação pelo país.
Santa Catarina e Paraná tiveram os maiores avanços, encurtando em seis pontos percentuais a diferença em relação ao líder nacional.
Durante a divulgação do índice, na última sexta-feira (29), no Startup Summit, em Florianópolis, o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, destacou que os dados dos últimos dez anos revelam uma “nova geografia da inovação brasileira”.
“A inovação deixou de ser exclusividade dos grandes centros e passou a se espalhar para outras regiões, atraindo investimentos, estimulando startups e fortalecendo o empreendedorismo em todo o Brasil”, afirmou Ventura.
Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o INPI é o órgão responsável pelos registros de patentes no Brasil.
O Ibid avalia diversos fatores ligados à inovação e ao desenvolvimento, agrupados em sete pilares: instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia, além de economia criativa.
Dentro desses eixos, são analisados aspectos como crédito, investimento, educação, ambiente regulatório, sustentabilidade, geração de conhecimento e ativos intangíveis.
O índice brasileiro foi inspirado no Índice Global de Inovação (IGI), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Na edição de 2024, o Brasil ocupa a 50ª posição entre 133 países. Em 2023, estava em 49º lugar.
Apesar da ligeira queda, o país acumulou avanço de 20 posições desde 2015 e lidera a América Latina, à frente de Chile (51º) e México (56º).
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Embraer fecha parceria com o Grupo Mahindra para fabricar cargueiro militar na Índia
Em fase de expansão, Embraer muda tickers na B3 e NYSE para padronizar marca
UBS compra participação da YvY Capital, gestora de Paulo Guedes voltada para economia verde
Nobel de Economia 2025 premia trio por teoria do crescimento sustentado pela inovação
João Fukunaga renuncia ao cargo de presidente da Previ