CNBC
Sam Altman, CEO da OpenAI

CNBCOpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá

Mundo

Zuckerberg, Altman e Bill Gates participam de jantar com Trump na Casa Branca; Elon Musk ficou de fora

Publicado 04/09/2025 • 20:58 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Na lista de convidados, articiparam: Mark Zuckerberg (Meta), Tim Cook (Apple), Sundar Pichai (Google), Sam Altman (OpenAI), Bill Gates (Microsoft), entre outros. Elon Musk, da Tesla, não foi convidado.
  • Na reunião, a Microsoft anunciou um pacote abrangente de medidas para apoiar o Desafio Presidencial de IA e a Ordem Executiva de Educação em IA.
  • A Amazon, por sua vez, prometeu que até 2028 apoiará o treinamento em IA de 4 milhões de pessoas.

A Casa Branca foi palco nesta quinta-feira (4/9) de uma agenda dupla envolvendo os maiores nomes da tecnologia mundial. Pela manhã, durante a reunião da Força-Tarefa de Educação em Inteligência Artificial (IA), diversas companhias anunciaram compromissos para apoiar iniciativas do governo federal voltadas ao ensino e capacitação na área.

À noite, o presidente dos EUA, Donald Trump recebeu mais de 20 líderes de tecnologia e negócios para um jantar no Rose Garden, o jardim de cerimônias da sede do governo.

Participaram: Mark Zuckerberg (Meta), Tim Cook (Apple), Sundar Pichai (Google), Sam Altman (OpenAI), Bill Gates (Microsoft), Satya Nadella (Microsoft), Alexandr Wang (Meta), Greg Brockman (OpenAI), Safra Catz (Oracle) e David Limp (Blue Origin).

Leia mais:
Trump vai mudar o nome do Pentágono: ‘Departamento de Guerra soa melhor’; decisão custará centenas de milhões de dólares

Compromissos em educação em IA

Na reunião, a Microsoft anunciou um pacote abrangente de medidas para apoiar o Desafio Presidencial de IA e a Ordem Executiva de Educação em IA. O CEO da companhia, Satya Nadella, detalhou ações que incluem capacitar professores e alunos, desenvolver habilidades e criar novas oportunidades econômicas.

A Amazon, por sua vez, prometeu que até 2028 apoiará o treinamento em IA de 4 milhões de pessoas nos EUA, fornecerá currículos de IA para 10 mil educadores e disponibilizará até US$ 30 milhões em créditos para organizações elegíveis utilizarem sua tecnologia de nuvem.

Outras líderes também manifestaram apoio. A CEO da Advanced Micro Devices (AMD), Lisa Su, destacou: “Estamos tentando acelerar a liderança em IA nos EUA e certamente achamos que esta administração fez muito por isso… Estamos felizes em fazer parte disso.”

Musk fora da lista, mas contesta exclusão

Um dos nomes mais notados pela ausência é o de Elon Musk, dono da Tesla, da SpaceX e do X. Ex-conselheiro de Trump, Musk rompeu publicamente com o presidente no fim de junho. A Casa Branca confirmou que ele não estava na lista de convidados. Musk, porém, negou ter sido excluído: “Fui convidado, mas infelizmente não poderia comparecer. Um representante meu estará lá”, afirmou.

“O presidente está ansioso para receber os principais líderes empresariais, políticos e de tecnologia para este jantar no novo e belo pátio do Rose Garden”, disse o porta-voz da Casa Branca, Davis Ingle.

Tarifas para semicondutores

Pouco antes do jantar, Trump reafirmou que seu governo vai impor tarifas sobre importações de semicondutores de empresas que não transferirem a produção para os Estados Unidos. A declaração foi dada pouco antes de um jantar com executivos de grandes empresas de tecnologia.

Desde que voltou ao cargo em janeiro, a ameaça de tarifas feita por Trump afastou parceiros comerciais, trouxe volatilidade aos mercados financeiros e aumentou a incerteza econômica global.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo