Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alckmin anuncia programa de estímulo à indústria com linhas de crédito a juros de 4% ao ano
Publicado 29/09/2025 • 11:30 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 29/09/2025 • 11:30 | Atualizado há 2 meses
O vice-presidente Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira (29) de um evento em São José dos Campos, polo industrial estratégico do país, para estimular as exportações brasileiras e detalhar ações do governo para fortalecer a indústria nacional.
Alckmin destacou que a região concentra setores como aviação, automóveis, metalurgia, química, eletroeletrônica e alimentos, comparando o polo industrial ao Vale do Ruhr, na Alemanha.
“Se você sair de São Paulo e for para o Rio de Janeiro, é uma fábrica do lado da outra. Precisamos fortalecê-la, porque a concorrência asiática é grande. Então, precisamos melhorar a competitividade”, afirmou, durante a abertura do lançamento do Programa de Capacitação de Empresas para Exportação – PEIEX.
Leia também: Alckmin vê avanço nas negociações Brasil-EUA e redução de tarifas como “ganha-ganha”
O vice-presidente apresentou a Nova Indústria Brasil (NIB), programa com quatro eixos: inovação, competitividade, apoio às pequenas indústrias e expansão das exportações. Alckmin ainda detalhou incentivos como linhas de crédito com juros de 4% ao ano e programas de mobilidade verde para estimular a produção de carros sustentáveis, com IPI zerado, emissão máxima de 83 gramas de CO2 por quilômetro e 80% de reciclabilidade.
“Cinco montadoras se habilitaram: Volkswagen, Hyundai, Fiat, General Motors e Renault. Com o IPI zerado, a venda de veículos subiu 24,6%, enquanto a média mundial é de 2,5%”, disse.
Para melhorar a competitividade, Alckmin citou a depreciação acelerada de máquinas, redução do Imposto de Renda e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), além de diagnósticos feitos pelo Senai em pequenas indústrias para identificar melhorias em produtividade, digitalização e redução de custos. Ele lembrou que o Brasil ainda exporta majoritariamente commodities e ressaltou a necessidade de diversificação: “Nossa exportação é muito concentrada em soja, minério de ferro e petróleo bruto. Precisamos agregar valor e aumentar a participação das pequenas empresas”, disse.
O vice-presidente também comentou avanços em acordos comerciais do Mercosul, destacando a assinatura de tratados com Singapura, Efta e a previsão de um acordo com a União Europeia. Ele ressaltou que os Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial, compram produtos industrializados, como aviões, máquinas e automóveis, tornando crucial a resolução do tarifaço. “Foi excluído do tarifácio 42% das exportações brasileiras para os EUA. Com isso, a celulose, que representa US$ 1,7 bilhão, zerou o imposto”, disse.
Alckmin detalhou medidas de mitigação para empresas afetadas pelo tarifaço, incluindo linhas de crédito com juros de 6% a 10%, extensão do regime de drawback por um ano e antecipação do Reintegra, concedendo crédito tributário de 3,1% para exportadores e 6,1% para pequenas empresas.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings