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Tesla é investigada após sistema autônomo de direção causar acidentes e multas

Publicado 10/10/2025 • 08:31 | Atualizado há 11 horas

KEY POINTS

  • A Tesla está sendo investigada por autoridades federais dos Estados Unidos devido a possíveis falhas de segurança em seu sistema de direção semiautônomo, conhecido como FSD ou Full Self-Driving.
  • A investigação foi aberta após surgirem relatos de 44 ocorrências separadas em que motoristas da Tesla, ao utilizarem o FSD, disseram que o sistema os fez cometer infrações de trânsito.
  • Segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês), a investigação envolve cerca de 2.882.566 veículos elétricos da Tesla equipados com o FSD.
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Tesla

A Tesla está sob investigação federal nos Estados Unidos por possíveis problemas de segurança em seu sistema de direção semiautônoma, o chamado FSD (Full Self-Driving).

Relatos feitos à Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês) por veículos de imprensa, proprietários de veículos e outras fontes apontam que, em 44 situações diferentes, motoristas da Tesla usando o FSD afirmaram que o sistema os levou a avançar o sinal vermelho, invadir a pista contrária ou cometer outras infrações que acabaram em acidentes — em alguns casos, com pessoas feridas.

Dimensão da investigação e foco da análise

Em um comunicado publicado no site da agência nesta quinta-feira (9), a NHTSA informou que a investigação cobre “todos os veículos Tesla equipados com FSD (Supervisionado) ou FSD (Beta)”, totalizando uma estimativa de 2.882.566 carros elétricos da empresa.

Mesmo com o FSD ativado, os carros da Tesla exigem que o motorista esteja atento e pronto para frear ou assumir o volante a qualquer momento.

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O Escritório de Investigação de Defeitos da NHTSA abriu uma Avaliação Preliminar para “analisar se houve aviso prévio suficiente ou tempo adequado para o motorista reagir a comportamentos inesperados” do FSD da Tesla, ou “para supervisionar de forma segura a tarefa de condução automatizada”, entre outros pontos.

A avaliação também vai analisar “os alertas dados ao motorista sobre o comportamento iminente do sistema; o tempo disponível para reação do motorista; a capacidade do FSD de identificar, informar ao condutor e responder de forma adequada a sinais de trânsito; e a habilidade do FSD de reconhecer e reagir a faixas de rolamento e placas de direção contrária”.

Posicionamento da Tesla e expectativas sobre o FSD

A Tesla não respondeu ao pedido de comentário sobre a nova investigação federal. Nesta semana, a empresa lançou para os clientes a versão 14.1 do FSD.

Há anos, o CEO da Tesla, Elon Musk, promete aos investidores que um dia a empresa conseguirá transformar os atuais carros elétricos em robotáxis, capazes de gerar renda para os donos enquanto eles dormem ou estão de férias, com uma simples atualização de software.

Isso ainda não aconteceu, e a Tesla já avisou os proprietários que as próximas atualizações vão exigir não só novo software, mas também mudanças de hardware nos veículos.

A Tesla está testando um serviço de transporte chamado Robotaxi, no Texas e em outros lugares, mas ainda conta com motoristas de segurança ou valets a bordo, que assumem o controle quando necessário ou conduzem os veículos manualmente.

Em fevereiro deste ano, Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, reduziram o quadro de funcionários da NHTSA como parte de um esforço maior para enxugar a máquina pública, o que prejudicou a capacidade da agência de investigar a segurança de veículos e regulamentar carros autônomos, segundo reportagem do The Washington Post.

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