CNBC

CNBCTrump diz que China “está se tornando hostil” e ameaça com novas tarifas por controle de terras raras

Tecnologia & Inovação

iFood lança ferramenta de IA que permite fazer pedidos pelo WhasApp

Publicado 10/10/2025 • 21:35 | Atualizado há 9 horas

KEY POINTS

  • Ferramenta está em fase de testes, e a expectativa da empresa é que ela seja capaz de melhorar a experiência do consumidor, oferecendo opções de acessibilidade.
  • Ferramenta entende contextos e preferências dos consumidores, sugerindo opções personalizadas.
  • iFood pretende expandir os testes ao longo dos próximos 12 meses.

O iFood lançou a assistente de inteligência artificial (IA) generativa Ailo, que permite ao consumidor fazer pedidos por meio de conversas no WhatsApp, com uma agilidade 33% maior do que pelo aplicativo tradicional.

A ferramenta está em fase de testes, e a expectativa da empresa é que ela melhore a experiência do consumidor, oferecendo opções de acessibilidade — já que as compras podem ser feitas por voz ou texto, dentro do aplicativo de mensagens.

Segundo Isabella Piratininga, diretora de Tecnologia e Inovação do iFood, o sistema entende contextos e preferências dos consumidores, sugerindo opções personalizadas.
Ela explica que o projeto faz parte da estratégia da empresa de ampliar a interação com o cliente fora do aplicativo original, acompanhando o usuário em diferentes canais de comunicação.

Leia mais:
iFood amplia entregas por drones em Sergipe com autorização inédita da Anac
iFood Pago quer alcançar a marca de R$ 2,4 bilhões em crédito para restaurantes em SP

Desde o início dos testes, em junho de 2025, mais de 70 mil pessoas já interagiram com o assistente, gerando 100 mil conversas e um aumento de 48% nas conversões de busca.
Isso prova que estamos sendo muito assertivos naquilo que o consumidor está procurando”, afirmou Piratininga.

A base tecnológica do Ailo integra modelos de IA da Anthropic, OpenAI e AWS, combinados ao Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus.
O LCM é treinado com bilhões de interações de consumo e permite entender intenções e hábitos dos usuários, oferecendo recomendações mais precisas e personalizadas.

O iFood pretende expandir os testes ao longo dos próximos 12 meses, consolidando o Ailo como parte central da sua estratégia de conveniência e personalização.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;