CNBC

CNBCNBA retorna à China e donos de times dizem que Macau está mais vibrante do que nunca

Mundo

Holandeses assumem controle de fabricante chinesa de semicondutores e aumentam tensão entre os dois países

Publicado 13/10/2025 • 08:44 | Atualizado há 3 horas

CNBC

KEY POINTS

  • Governo holandês invocou o controle da Nexperia, fabricante de semicondutores de propriedade chinesa sediada na Holanda, sob sua Lei de Disponibilidade de Bens.
  • Após o anúncio de Haia, as ações da Wingtech listadas em Xangai caíram 10%, atingindo seu limite máximo diário.
  • Comunicado do governo disse que a medida “altamente excepcional” foi tomada depois que o ministério observou “sinais recentes e agudos de graves deficiências e ações de governança” dentro da Nexperia.

O governo holandês assumiu o controle da Nexperia, uma fabricante de semicondutores de propriedade chinesa sediada na Holanda, em uma medida extraordinária para garantir que um suprimento suficiente de seus chips permaneça disponível na Europa em meio ao aumento das tensões comerciais globais.

A Nexperia, uma subsidiária da Wingtech Technology da China, é especializada na produção em alto volume de chips usados em automotivos, eletrônicos de consumo e outras indústrias, tornando-a vital para a manutenção das cadeias de suprimentos tecnológicas da Europa. No domingo (12/10) à noite, o ministro holandês de Assuntos Econômicos revelou que havia invocado a “Lei de Disponibilidade de Bens” na empresa em setembro para “evitar uma situação em que os bens produzidos pela Nexperia (produtos acabados e semiacabados) se tornariam indisponíveis em uma emergência”.

Após o anúncio de Haia, a Wingtech caiu seu limite máximo diário de 10% na Bolsa de Valores de Xangai. A Lei de Disponibilidade de Bens permite que Haia intervenha em empresas privadas para garantir a disponibilidade de bens críticos em preparação para situações de emergência, e seu uso ocorre em meio a escaladas na guerra comercial EUA-China.

O comunicado do governo disse que a medida “altamente excepcional” foi tomada depois que o ministério observou “sinais recentes e agudos de graves deficiências e ações de governança” dentro da Nexperia. “Esses sinais representavam uma ameaça à continuidade e salvaguarda em solo holandês e europeu de conhecimento e capacidades tecnológicas cruciais. Perder essas capacidades poderia representar um risco para a segurança econômica holandesa e europeia”, traz o comunicado, identificando os automotivos como particularmente vulneráveis.

Mudanças de governança

Em um registro corporativo desta segunda-feira (13/10), arquivado na Bolsa de Valores de Xangai, a Wingtech confirmou que a Nexperia estava sob gestão externa temporária e havia sido solicitada a suspender alterações nos ativos, negócios ou pessoal da empresa por até um ano, de acordo com uma tradução do Google. O presidente da Wingtech, Zhang Xuezheng, foi imediatamente suspenso de suas funções como diretor executivo da Nexperia Holdings e diretor não executivo da Nexperia após a ordem ministerial, de acordo com o registro.

O registro acrescentou que as operações diárias da Nexperia continuarão, com o impacto das medidas ainda não quantificável. “A decisão do governo holandês de congelar as operações globais da Nexperia sob o pretexto de ‘segurança nacional’ constitui uma intervenção excessiva impulsionada por viés geopolítico, em vez de uma avaliação de risco baseada em fatos”, disse a Wingtech em uma postagem excluída no WeChat, que foi arquivada e traduzida pelo blog de política chinês Pekingnology.

Acrescentou que, desde que adquiriu a Nexperia em 2019, a Wingtech “cumpriu rigorosamente as leis e regulamentos de todas as jurisdições onde opera, mantendo operações transparentes e boa governança”, e emprega “milhares de funcionários locais” por meio de locais de P&D e fabricação na Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha.

Um porta-voz da Nexperia disse à CNBC que a empresa não tinha mais comentários, mas que “cumpre todas as leis e regulamentos existentes, controles de exportação e regimes de sanções”, e permaneceu em contato regular com as autoridades relevantes. A medida da Holanda ocorre depois que Pequim apertou suas restrições à exportação de elementos e ímãs de terras raras na quinta-feira, o que poderia afetar a indústria automotiva europeia.

A medida também poderia tensionar ainda mais as relações comerciais entre a China e a Holanda, após anos de restrições às exportações da empresa holandesa ASML de equipamentos avançados de fabricação de semicondutores para a China. Em 2023, a Holanda também investigou a aquisição proposta pela Nexperia da startup de chips Nowi, embora o negócio tenha sido posteriormente aprovado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;