CNBC

CNBCNBA retorna à China e donos de times dizem que Macau está mais vibrante do que nunca

Mundo

Shutdown esconde queda do déficit sob Trump e ameaça resiliência da economia, diz Bessent

Publicado 13/10/2025 • 11:36 | Atualizado há 6 horas

KEY POINTS

  • O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a paralisação das atividades do governo federal chegou ao 13º dia e está "escondendo" a queda do déficit fiscal do país.
  • Bessent afirmou que o déficit fiscal em relação ao PIB caiu sob a gestão Trump, ficando bem abaixo do nível herdado.
  • O secretário culpou os democratas pela persistência do shutdown, alegando que "Os americanos estão sendo reféns do senador Chuck Shumer e dos democratas".
  • O secretário destacou que a ausência de pagamentos para funcionários públicos já começa a afetar a economia dos EUA.
Secretáro do Tesouro dos EUA, Scott Bessent

Secretáro do Tesouro dos EUA, Scott Bessent

AFP

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, voltou a afirmar, em entrevista à Fox Business, na manhã desta segunda-feira (13), que a paralisação das atividades do governo federal está “escondendo” a queda do déficit fiscal e já começa a ameaçar a economia.

Bessent culpou os democratas pela persistência da paralisação, também conhecida como “shutdown“, que chegou nesta segunda ao seu 13º dia. “Os americanos estão sendo reféns do senador Chuck Shumer e dos democratas. Se fosse um shutdown republicano, já seria um escândalo”, alegou.

Segundo o secretário, a paralisação do governo e a ausência de pagamentos para funcionários públicos já está começando a afetar a vida da população e, por consequência, a economia dos EUA.

Saiba mais:

Em meio ao “shutdown”, Trump afirma que governo tem dinheiro para pagar tropas

Governo Trump inicia demissões ‘substanciais’ de funcionários federais em meio ao shutdown

Bessent acusou os legisladores e a mídia de “minimizarem” esses efeitos, que, de acordo com ele, reduzem o escopo de outras políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, para melhorar a economia, como os acordos comerciais.

Entre as prioridades do governo durante o shutdown, o secretário destacou os salários de militares e a estabilização de subsídios a fazendeiros, enquanto seguram gastos em outras áreas. A ausência de recursos impede a publicação de dados oficiais, lembrou Bessent.

“Uma coisa que o shutdown escondeu é que o déficit fiscal e, mais importante ainda, o déficit em relação ao PIB caíram sob a gestão Trump, bem abaixo do nível que herdamos e com a economia resiliente”, afirmou, acrescentando que os dados devem ser liberados com a eventual retomada das atividades.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;