Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘A COP30 precisa ser a conferência da implementação’, diz CEO da Siemens Energy
Publicado 23/10/2025 • 12:27 | Atualizado há 2 meses
Millennials casados enfrentam o ‘precipício do divórcio cripto’; entenda
Veja os 10 empregos sazonais mais buscados agora, segundo a Monster
Governo Trump perdoa multa milionária de companhia aérea americana; entenda
Fed deve cortar juros em dezembro e redesenhar estratégia de bancos centrais no mundo
Reino Unido mira ‘nova era nuclear’, mas esbarra em falhas estruturais e disputa global por tecnologia
Publicado 23/10/2025 • 12:27 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Siemens Energy pretende aproveitar a COP30, em Belém (PA), para reforçar a importância da transição energética e mostrar soluções concretas para acelerar a descarbonização global. Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quinta-feira (23), o CEO da companhia, André Clark, destacou que o encontro será um marco para a implementação de compromissos climáticos assumidos em conferências anteriores.
“Esta é uma COP de implementação. Nós temos as ferramentas e tecnologias para essa fase, como aerogeradores, biocombustíveis, turbinas, baterias e transmissão de energia. Vamos mostrar casos concretos que já estão acontecendo”, afirmou Clark, ressaltando o Brasil tem papel estratégico na agenda climática por sua matriz majoritariamente renovável e pela capacidade de desenvolver soluções tecnológicas para o setor.
O executivo avaliou que a transição energética ainda não ocorreu de forma efetiva. “O que houve foi uma adição energética. O mundo adicionou fontes renováveis sobre uma base ainda altamente carbonizada. O consumo global de energia segue crescendo, impulsionado pela digitalização, data centers e aumento do uso de ar-condicionado”, explicou. Para Clark, é necessário “fazer muito mais e em maior escala” para garantir a descarbonização.
Durante a cúpula, a Siemens Energy vai apresentar tecnologias de geração a partir de hidrogênio e etanol, além de iniciativas voltadas à descarbonização da própria indústria de petróleo. Clark também anunciou que, em vez de levar uma grande delegação à COP, a empresa destinou cerca de R$ 2 milhões ao Instituto Federal do Pará para a formação de mais de 200 jovens em empregos verdes. “Queremos que esta COP deixe um legado, e esse legado é sobre empregos da transição energética”, afirmou.
O CEO ressaltou ainda o papel do Brasil como um “powerhouse” de energia limpa e destacou o potencial da América Latina para atrair investimentos no setor. “O mundo busca estabilidade e cooperação. O Brasil acredita em multilateralismo, paz, comércio justo e sustentabilidade — e isso o coloca no centro da agenda global de energia”, concluiu.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: quanto o time pode faturar se vencer o Intercontinental da FIFA?
2
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão
3
O que a Kalshi faz? Conheça a startup que tornou brasileira bilionária
4
Governo recorre à Caixa para destravar empréstimo bilionário aos Correios
5
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar