Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifaço permanece, mas Brasil e EUA dão início a negociações bilaterais
Publicado 26/10/2025 • 06:27 | Atualizado há 1 hora
Esses são os empregos mais comuns nas maiores cidades dos EUA; saiba quanto eles pagam
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Após tarifas de Trump, banana nos EUA tem alta de 5,4% e deixa de ser símbolo de estabilidade nos preços
Publicado 26/10/2025 • 06:27 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Ricardo Stuckert/PR
26/10/2025 - Encontro de Lula e Donald Trump
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se reuniram neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a reunião foi “muito positiva” e “produtiva”.
Em entrevista coletiva, o chanceler afirmou que os líderes conversaram por cerca de 45 minutos e trataram de todos os temas relevantes da relação bilateral, com destaque para o pedido brasileiro de suspensão das tarifas impostas às exportações do país.
“O presidente Lula começou dizendo que não havia assunto proibido e renovou o pedido de suspensão das tarifas aplicadas à exportação brasileira, além de questionar a aplicação da lei Magnitsky a algumas autoridades”, disse Vieira em entrevista coletiva após o encontro.
Estavam presentes na reunião o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer.
De acordo com o ministro, Trump orientou sua equipe a iniciar ainda neste domingo um processo de negociação bilateral “para resolver tudo em pouco tempo”.

Vieira destacou ainda que o diálogo foi “muito franco e colaborativo”. Lula argumentou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos são injustas, pois o Brasil mantém déficit comercial com o país e, portanto, não se enquadra na justificativa usada para elevar as taxas sobre outros parceiros. “O presidente Lula reforçou que o motivo usado pelos EUA para impor as tarifas ao restante do mundo não se aplica ao Brasil”, explicou.
O chanceler afirmou que as negociações técnicas devem começar “ainda hoje”, com a participação do representante comercial norte-americano, do secretário do Tesouro e do secretário de Estado. “Vamos estabelecer um cronograma de negociação e definir os setores que serão tratados para avançar o quanto antes”, disse Vieira.
Apesar do tom positivo, o ministro esclareceu que as tarifas ainda não foram suspensas até o momento. “Hoje não está suspenso. Vamos conversar com vistas à suspensão das tarifas”, afirmou.
Vieira contou ainda que Trump expressou admiração pela trajetória política de Lula, destacando o fato de o brasileiro ter retornado ao poder após ter sido “perseguido e inocentado”. Os dois líderes também manifestaram interesse em realizar visitas oficiais recíprocas: Trump ao Brasil e Lula aos Estados Unidos.

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
3
Tarifaço permanece, mas Brasil e EUA dão início a negociações bilaterais
4
Tarifaço: Lula e Trump cara a cara do outro lado do mundo para tentar acertar as contas entre as duas maiores potências da América
5
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas