CNBC

CNBCConcorrente da Wikipedia movido por IA de Elon Musk entra no ar após lançamento turbulento

Tecnologia & Inovação

PayPal firma acordo com a OpenAI para se tornar a primeira carteira de pagamentos no ChatGPT

Publicado 28/10/2025 • 07:45 | Atualizado há 12 horas

KEY POINTS

  • A PayPal e a OpenAI assinaram um acordo para integrar a carteira de pagamentos ao ChatGPT.
  • A partir do próximo ano, compradores e vendedores da PayPal poderão realizar transações diretamente pela ferramenta de inteligência artificial.
  • O CEO da PayPal, Alex Chriss, disse à CNBC que o acordo garante proteções aos usuários, incluindo rastreamento de encomendas e resolução de disputas.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo | Divulgação

OpenAI, dona do C hatGPT, e PayPal

A PayPal assinou um acordo com a OpenAI para integrar sua carteira digital ao ChatGPT, permitindo que os usuários paguem por produtos encontrados na popular ferramenta de inteligência artificial, informou a empresa com exclusividade à CNBC.

O acordo, fechado no fim de semana, estabelece que, a partir do próximo ano, os dois lados do ecossistema da PayPal poderão se conectar ao ChatGPT: usuários poderão comprar produtos diretamente pela plataforma de IA, enquanto os comerciantes poderão vender por meio dela, com seus catálogos exibidos no ambiente, segundo o CEO da PayPal, Alex Chriss.

“Temos centenas de milhões de usuários fiéis da carteira PayPal, que agora poderão clicar no botão ‘Comprar com PayPal’ dentro do ChatGPT e realizar uma experiência de checkout segura e protegida”, disse Chriss em entrevista.

Alex Chriss, CEO da PayPal Inc.

A iniciativa torna a PayPal uma das primeiras empresas a participar dos esforços da OpenAI para ampliar o uso do ChatGPT no comércio eletrônico. A ideia é que seus mais de 700 milhões de usuários semanais possam contar com a inteligência artificial para encontrar produtos, de forma semelhante a um assistente pessoal de compras. No mês passado, a OpenAI anunciou que seus usuários já podiam comprar de comerciantes do Shopify e do Etsy, e há duas semanas firmou uma parceria de e-commerce com o Walmart.

“É um novo paradigma para as compras”, afirmou Chriss. “É difícil imaginar que o chamado ‘comércio agentivo’ não será uma parte essencial do futuro.”

A PayPal busca se posicionar como a infraestrutura de pagamentos da nova era de compras movidas por IA agentiva, e recentemente firmou parcerias com o Google e com a empresa de inteligência artificial Perplexity.

A companhia também será responsável por gerenciar o roteamento dos comerciantes, a validação dos pagamentos e outros aspectos de bastidores do processamento financeiro dentro do ChatGPT, de modo que os vendedores da PayPal não precisarão firmar contratos diretamente com a OpenAI, informou a empresa.

Chriss destacou que tanto consumidores quanto comerciantes já são verificados pela fintech, o que reduz o risco de fraudes para ambos os lados. Os usuários poderão utilizar contas bancárias vinculadas, cartões de crédito ou saldos armazenados para realizar compras, contando ainda com proteção ao comprador, rastreamento de pedidos e resolução de disputas.

“Não se trata apenas de permitir uma transação”, disse Chriss. “Trata-se de uma rede confiável de comerciantes — a maior rede de vendedores do mundo, verificada pela PayPal — e do maior conjunto de consumidores verificados dentro de uma carteira digital.”

A PayPal acrescentou que também está ampliando o uso das soluções de IA corporativa da OpenAI entre seus funcionários, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de produtos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;