CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Mundo

Paralisação do governo dos EUA provoca mais de 5 mil atrasos em voos em apenas um dia

Publicado 03/11/2025 • 21:48 | Atualizado há 12 horas

KEY POINTS

  • Com o governo paralisado há quase dois meses, mais de 5 mil voos sofreram atrasos no domingo (2), devido à falta de pagamento e escassez de controladores de tráfego aéreo, segundo a NBC News.
  • O secretário de Transportes, Sean Duffy, alertou que a suspensão orçamentária pode gerar novos atrasos e cancelamentos, já que o déficit de pessoal chega a até 3 mil controladores.
  • Duffy afirmou que as operações estão sendo reduzidas para manter a segurança do tráfego aéreo, e que, se a situação piorar, o Departamento de Transportes poderá determinar o fechamento temporário do espaço aéreo americano.

Unsplash

Mais de 8 mil voos sofreram atrasos nos EUA no domingo, 26, por causa da paralisação parcial do governo federal.

Com a paralisação do governo dos Estados Unidos entrando no segundo mês, os aeroportos do país registram atrasos crescentes devido à falta de pessoal. De acordo com informações da NBC News, empresa do mesmo grupo da CNBC, mais de 5 mil voos com origem ou destino em aeroportos americanos sofreram atrasos no último domingo (2), em meio à pressão sobre o sistema aéreo causada pela ausência de pagamento a trabalhadores considerados essenciais, como os controladores de tráfego aéreo.

A Administração de Segurança de Transportes (TSA) informou ter inspecionado quase 2,7 milhões de passageiros durante o fim de semana, o que resultou em um dos períodos mais críticos desde o início da paralisação. Segundo o secretário de Transportes, Sean Duffy, a continuidade da suspensão orçamentária deve provocar novos atrasos e cancelamentos nos próximos dias.

Leia mais:
Tráfego aéreo em Washington sofre paralisação temporária por falta de controladores
EUA enfrentam risco de colapso alimentar e atraso no pagamento a militares em meio a paralisação do governo

“Nenhum controlador pode ficar sem receber dois salários”, afirmou ele à CNBC. “Muitos terão de buscar um segundo emprego ou deixar a profissão, o que traz consequências reais para o sistema.”

O déficit estimado de 2 mil a 3 mil profissionais agrava o problema. Duffy disse estar tentando acelerar a contratação de novos controladores, mas reconheceu que o impacto sobre o tráfego aéreo é inevitável.

Na noite desta segunda-feira (3), o monitoramento do FlightAware registrou mais de 2.885 voos atrasados e 70 cancelamentos nos principais aeroportos dos EUA, incluindo Chicago O’Hare, Newark Liberty, John F. Kennedy e Atlanta Hartsfield-Jackson.

Dados do Departamento de Transportes (DOT) mostram que 84% do total de minutos de atraso no domingo foram causados por falta de pessoal, ante uma média de apenas 5% antes da paralisação.

O governo Trump atribuiu a responsabilidade pela crise aos democratas, alegando que “os americanos estão pagando o preço pelos jogos políticos” que mantêm o impasse orçamentário.

A incerteza sobre a operação das torres de controle tem preocupado passageiros e companhias aéreas, que questionam a segurança das viagens. Duffy explicou que os atrasos e cancelamentos fazem parte de uma estratégia para manter a segurança do tráfego aéreo.

“Estamos reduzindo a velocidade das operações porque não há controladores suficientes para garantir a navegação adequada”, disse. Ele acrescentou que, caso a situação se torne insegura, o Departamento de Transportes poderá determinar o fechamento temporário do espaço aéreo americano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;