CNBC

CNBCToyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA

Tecnologia & Inovação

Musk: Tesla precisa construir ‘fábrica gigantesca de chips’ para atender às necessidades de IA e robótica

Publicado 07/11/2025 • 09:34 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Musk afirmou que a Tesla provavelmente terá de construir uma “gigantesca” fábrica de chips para atender ao volume de componentes que a companhia busca.
  • A Tesla depende hoje da TSMC e da Samsung, mas ainda enfrenta escassez mesmo com a ampliação da produção por parte das fornecedoras.
  • A demanda crescente por chips ocorre enquanto a empresa avança em IA e robótica — setores que Musk vê como o futuro da economia global.

Patrick T. Fallon / AFP

Elon Musk chega para a cerimônia pública em memória do ativista de direita Charlie Kirk no State Farm Stadium em Glendale, Arizona, em 21 de setembro de 2025.

O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a empresa provavelmente precisará construir uma fábrica de semicondutores “gigantesca” para acompanhar suas ambições em inteligência artificial e robótica.

“Uma das coisas que estou tentando descobrir é: como vamos produzir chips em quantidade suficiente?”, disse Musk na reunião anual de acionistas da Tesla nesta quinta-feira.

Atualmente, a Tesla depende das fabricantes contratadas Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e Samsung Electronics para produzir seus projetos de chips. Musk disse também estar considerando trabalhar com a empresa norte-americana Intel.

“Mas mesmo quando extrapolamos o melhor cenário possível de produção de chips pelos nossos fornecedores, ainda não é suficiente”, afirmou.

Leia também:

Segundo Musk, a Tesla provavelmente precisará construir uma fábrica de chips “gigantesca”, que ele descreveu como uma “Tesla terra fab”. “Não vejo outra maneira de alcançar o volume de chips de que precisamos”, disse.

Os microchips são o “cérebro” que alimenta praticamente todas as tecnologias modernas — desde eletrônicos de consumo, como smartphones, até grandes data centers — e a demanda disparou com o boom da inteligência artificial.

Gigantes da tecnologia, incluindo a própria Tesla, vêm pressionando por mais oferta de fabricantes como a TSMC, a maior e mais avançada produtora de chips do mundo.

De acordo com Musk, a capacidade inicial dessa possível fábrica da Tesla seria de 100 mil wafer starts por mês, chegando futuramente a 1 milhão. Na indústria de semicondutores, wafer starts per month é a medida de quantos novos chips uma fábrica inicia a produção a cada mês.

Para comparação, a TSMC afirma que sua capacidade anual de produção chegou a 17 milhões de wafers em 2024, o equivalente a cerca de 1,42 milhão de wafer starts por mês.

Embora a Tesla ainda não fabrique seus próprios microchips, a empresa vem projetando chips customizados para direção autônoma há vários anos.

Atualmente, a produção de seu chip de última geração, o “AI5”, está terceirizada. Musk afirma que ele será mais barato, eficiente em consumo de energia e otimizado para o software de IA da Tesla.

O CEO também anunciou nesta quinta-feira que a Tesla começará a produzir o Cybercab, um veículo elétrico autônomo sem pedais ou volante, em abril.

As declarações de Musk reforçam a guinada da Tesla para os setores de IA e robótica — áreas que ele enxerga como o futuro da economia global.

“Com IA e robótica, você pode realmente aumentar a economia global em um fator de 10, ou talvez 100. Não existe, tipo, um limite óbvio”, disse Musk na reunião de acionistas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;