CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Notícias do Brasil

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da decisão que determinou a prisão do ex-presidente

Publicado 22/11/2025 • 12:56 | Atualizado há 46 minutos

KEY POINTS

  • Prisão está "calcada em uma vigília de orações e a Constituição de 1988 garante o direito de reunião a todos, em especial para garantir a liberdade religiosa, diz o defensor". 
  • Vilardi enfatiza que o estado de saúde de Jair Bolsonaro é delicado e a prisão pode colocar sua vida em risco.
  • Alexandre de Moraes afirmou ter sido informado pela PF da violação da tornozeleira eletrônica, o que poderia indicar intenção de fuga.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em nota que a prisão preventiva decretada na manhã de hoje “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi afirma que Bolsonaro foi preso em casa, com tornozeleira eletrônica, e que estava sendo vigiado por autoridades. 

Vilardi enfatiza que o estado de saúde de Jair Bolsonaro “é delicado e sua prisão pode colocar sua vida em risco”. Ele diz, ainda, que a defesa vai apresentar o recurso cabível.

Acrescenta que a prisão está “calcada em uma vigília de orações. A Constituição de 1988, com acerto, garante o direito de reunião a todos, em especial para garantir a liberdade religiosa”. 

Prisão preventiva

A prisão preventiva do ex-presidente foi realizada em cumprimento a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em razão da convocação de vigília, neste sábado (22), nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar. Segundo Moraes, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

O ministro do STF afirma que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico de Bolsonaro (tornozeleira eletrônica) na madrugada deste sábado. 

Mal-estar na PF

Na tarde de sábado, houve um mal-estar no portão da sede da Polícia Federal em Brasília. O advogado João Henrique Nascimento de Freitas foi barrado ao tentar entrar.

Ele afirmava que precisava conversar com Bolsonaro, que já esperava havia meia hora a autorização de acesso e perguntava ao servidor responsável pela portaria sobre quais seriam as orientações para sua liberação.

João Henrique se apresentou como membro da equipe de defesa do ex-presidente e, ao final, não foi autorizado e se encontrar com Bolsonaro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;