CNBC

CNBCMillennials casados enfrentam o ‘precipício do divórcio cripto’; entenda

Mundo

Chefe da UE diz que a Europa não pode aceitar ‘ameaça de interferência’ dos EUA

Publicado 08/12/2025 • 07:49 | Atualizado há 37 minutos

AFP

KEY POINTS

  • O presidente do Conselho Europeu rejeita interferência dos EUA após nova estratégia de Washington.
  • Na nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, divulgada na semana passada, o presidente Donald Trump criticou a Europa como um continente excessivamente regulamentado e censurador, carente de "autoconfiança" e enfrentando um "apagamento civilizacional" devido à imigração.
  • "Os Estados Unidos continuam sendo um importante aliado e um importante parceiro econômico, mas a Europa deve ser soberana", declarou o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

Iakovos Hatzistavrou / POOL / AFP

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, rejeitou nesta segunda-feira (8) qualquer tentativa dos Estados Unidos de interferir na política europeia, após Washington publicar uma nova estratégia de segurança criticando duramente as políticas do continente. “O que não podemos aceitar é a ameaça de interferência na política europeia”, disse Costa em uma conferência em Bruxelas.

Na nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, divulgada na semana passada, o presidente Donald Trump criticou a Europa como um continente excessivamente regulamentado e censurador, carente de “autoconfiança” e enfrentando um “apagamento civilizacional” devido à imigração. A estratégia deixou claro que os Estados Unidos, sob o comando de Trump, buscariam agressivamente objetivos semelhantes na Europa, alinhados às agendas de partidos de extrema-direita.

O documento afirmava que o governo estaria “cultivando resistência à atual trajetória da Europa dentro das nações europeias”. “Os Estados Unidos não podem substituir os cidadãos europeus na escolha de quais partidos são bons e quais são ruins”, afirmou Costa. “Os Estados Unidos não podem substituir a Europa no que diz respeito à sua visão sobre liberdade de expressão.”

Leia mais:

Estratégia de Trump se afasta do papel global e promete ‘resistência’ na Europa

Costa, que como presidente do Conselho preside as cúpulas dos 27 líderes nacionais do bloco, disse que existiam divergências de longa data com o governo Trump em questões como as mudanças climáticas, mas que a nova estratégia vai além disso. “Essa estratégia continua falando da Europa como uma aliada. Isso é ótimo, mas se somos aliados, devemos agir como aliados”, disse ele. “Os Estados Unidos continuam sendo um importante aliado e um importante parceiro econômico, mas a Europa deve ser soberana.”

Costa disse que o fato de a Rússia ter recebido a nova perspectiva de Washington como “amplamente consistente” com a sua própria visão era um sinal preocupante. Ele afirmou que a abordagem sobre a guerra na Ucrânia exposta na estratégia não apoiava a busca pela paz “justa e duradoura” que a Europa defende há muito tempo. “Ela visa apenas o fim dos confrontos e relações estáveis com a Rússia”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;