Vendas de celulares estrangeiros caem 47% na China, sinalizando problemas para a Apple
Publicado 03/01/2025 • 11:15 | Atualizado há 4 meses
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Publicado 03/01/2025 • 11:15 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Pixabay
As vendas de marcas estrangeiras de celulares na China despencaram em novembro, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (3), evidenciando uma pressão crescente sobre a Apple — a maior fornecedora internacional de smartphones do país.
Em novembro, os embarques de celulares estrangeiros na China totalizaram 3,04 milhões de unidades, de acordo com cálculos da CNBC baseados em dados da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT, na sigla em inglês).
Isso representa uma queda de 47,4% em relação a novembro de 2023 e um declínio de 51% em comparação com outubro do mesmo ano.
Embora a CAICT não detalhe números específicos de marcas, a Apple responde pela maior parte dos embarques de celulares estrangeiros na China, com concorrentes como a Samsung representando uma fatia mínima do mercado.
Os números destacam a crescente pressão enfrentada pela Apple no maior mercado de smartphones do mundo, enquanto a empresa enfrenta uma competição acirrada com marcas locais.
A Huawei, por exemplo — cuja divisão de smartphones foi severamente impactada por sanções dos Estados Unidos — experimentou uma retomada significativa no final de 2023, lançando agressivamente smartphones de alta qualidade que têm sido bem recebidos pelos consumidores chineses.
O crescimento da Huawei superou amplamente o da Apple no terceiro trimestre do ano passado, de acordo com os dados mais recentes da empresa de pesquisa IDC.
A Apple espera que sua série iPhone 16, lançada em setembro, ajude a empresa a recuperar espaço na China. A gigante de tecnologia de Cupertino, Califórnia, prometeu uma série de novos recursos de inteligência artificial por meio do software Apple Intelligence.
No entanto, o Apple Intelligence ainda não está disponível na China devido às complexas regulamentações do país em torno da inteligência artificial.
Enquanto isso, algumas concorrentes domésticas da Apple já estão promovendo seus próprios recursos de IA, que estão disponíveis em dispositivos atualmente no mercado.
Em uma demonstração da importância da China para a fabricante do iPhone, o CEO da Apple, Tim Cook, visitou o país várias vezes no ano passado em um esforço para fortalecer parcerias para o Apple Intelligence com empresas locais.
Com o objetivo de estimular o interesse pelo iPhone 16, a Apple iniciará descontos no dispositivo a partir deste sábado, como parte de uma promoção para o feriado do Ano-Novo Lunar.
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