Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula demite Celso Sabino do Ministério do Turismo; partido indica sucessor
Publicado 17/12/2025 • 16:34 | Atualizado há 2 meses
Nintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games
Ações de terras raras disparam após Trump lançar estoque estratégico de US$ 12 bilhões
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Elon Musk avança na junção de suas empresas SpaceX e xAI, antes de um possível IPO
Publicado 17/12/2025 • 16:34 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Ministro do Turismo Celso Sabino.
Joédson Alves/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (17) que o ministro do Turismo, Celso Sabino, vai deixar o cargo. A decisão ocorre após a expulsão de Sabino do União Brasil no início de dezembro, quando o partido formalizou o desembarque do governo petista e passou a reivindicar a vaga na Esplanada.
O nome indicado para substituir Sabino é o de Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). Ele já foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e conta com o apoio da ala mais governista da bancada do partido na Câmara.
A saída de Sabino encerra um período de forte tensão entre o ministro e o comando do partido. Antônio Rueda tornou-se desafeto do agora ex-ministro após declarações do ministro sobre investigações policiais envolvendo o dirigente, o que acelerou o processo de expulsão da legenda. No fim de novembro, o Conselho de Ética do União Brasil recomendou a exclusão de Sabino e dissolveu o diretório do Pará, que era presidido por ele.
Apesar de não representar uma recomposição formal entre Lula e a cúpula do União Brasil, dirigentes da sigla avaliam que a troca pode abrir espaço para um armistício e uma relação menos conflituosa com o Palácio do Planalto. O partido, que chegou a discutir apoio a uma candidatura presidencial de oposição em 2026, agora tem setores defendendo neutralidade no próximo pleito.
Leia mais:
Lula: se acordo UE-Mercosul não for aprovado ‘agora’, não será ‘enquanto eu for presidente’
Lula fala em campanha ‘civilizada’ em 2026 e sinaliza nome para governo de SP
A decisão de retirar Sabino foi comunicada por Lula durante reunião ministerial na Granja do Torto. O presidente afirmou que contaria com os ministros até abril, prazo de desincompatibilização para quem pretende disputar eleições, mas abriu exceção no caso do Turismo, já que o União Brasil reivindicou a pasta. Lula desejou boa sorte a Sabino na pré-campanha ao Senado em 2026.
Celso Sabino já estava tendo conversas com Lula sobre sua saída da pasta, mas a decisão foi tomada em uma conversa entre o agora ex-ministro com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo, Glesi Hoffmann, que cravou a decisão.
Com a saída do ministério, Celso Sabino deve retomar o mandato de deputado federal e posteriormente se concentrar na candidatura ao Senado do Pará. Já a escolha de Gustavo Damião também é vista como um gesto que pode facilitar a relação do governo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), aliado político de Damião na Paraíba.
A mudança no Turismo se insere em um redesenho mais amplo da relação entre o governo Lula e partidos do chamado centrão, em um momento de rearranjos políticos de olho em 2026.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
American Express contesta lista da Fictor e nega crédito de R$ 893 milhões em recuperação judicial
3
Caso Fictor acende alerta e levanta temor de nova onda de recuperações judiciais em 2026
4
De Palmeiras a Augusto Cury: veja quem são os credores da Fictor, que pediu recuperação judicial
5
Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez