CNBC
Mulher de meia idade fazendo comprar em um mercado estadounidense

CNBCInflação dos EUA desacelera em novembro e vem abaixo do esperado

Empresas & Negócios

A aposentadoria do presidente que tornou a Delta Airlines líder em lucratividade no setor

Publicado 17/12/2025 • 19:14 | Atualizado há 20 horas

KEY POINTS

  • O presidente da Delta, Glen Hauenstein, que ajudou a transformar a companhia na líder de lucratividade do setor, vai se aposentar em 28 de fevereiro, após 20 anos.
  • Hauenstein defendeu a expansão internacional da Delta e a aposta em produtos de alto padrão.
  • O executivo veterano da companhia, Joe Esposito, será promovido a vice-presidente executivo e diretor comercial (chief commercial officer).

Divulgação / Delta News Hub

Glen Hauenstein, presidente da Delta Air Lines.

O presidente da Delta Air Lines, Glen Hauenstein, que impulsionou a companhia a se tornar a líder de lucratividade do setor e defendeu a adoção lucrativa de uma estratégia voltada a viajantes dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência de viagem mais luxuosa, vai se aposentar em fevereiro.

“Glen e sua equipe foram centrais para a estratégia premium da Delta, à medida que evoluímos ao longo de duas décadas para nos tornarmos a companhia aérea preferida de viajantes que querem investir em grandes experiências no ar e em terra”, disse o CEO Ed Bastian em uma nota aos funcionários. “Eu não poderia ter pedido um copiloto melhor para ajudar a liderar a Delta a se tornar a companhia aérea com o melhor desempenho do mundo.”

A Delta está promovendo Joe Esposito, que está na empresa há 35 anos (mais recentemente como vice-presidente sênior de planejamento de rede, precificação e gestão de receitas) ao cargo de vice-presidente executivo e diretor comercial.

Hauenstein, de 64 anos, está na Delta desde 2005 e foi nomeado para seu cargo atual em 2016. Anteriormente, ele atuou como vice-presidente executivo e diretor de receitas da companhia aérea. Ele passará a atuar como assessor estratégico até o fim de 2026.

Leia mais:
Aviação sob demanda na alta temporada pode resolver oscilação do mercado, entenda

Durante sua gestão, Hauenstein expandiu a rede internacional da Delta e ajudou a companhia a identificar novas formas de aumentar a receita por assento, em parte ao convencer com sucesso os clientes a pagar por assentos de primeira classe que antes eram oferecidos gratuitamente. Em outubro, a Delta afirmou que a receita com viagens premium deve superar as vendas da cabine principal no próximo ano.

Em alguns momentos, as estratégias da Delta tiveram sucesso além do esperado. A superlotação dos lounges Sky Club nos aeroportos levou a companhia a elevar os critérios de acesso para eliminar filas consideradas indesejáveis.

Embora a Delta continue a gerar mais lucro do que outras companhias aéreas, concorrentes como a United Airlines vêm investindo pesado em cabines reformuladas, Wi-Fi rápido gratuito e novas aeronaves. A American Airlines, que demorou a entrar no boom das viagens de luxo, também está investindo em produtos melhores a bordo e nos aeroportos.

Além de focar consumidores mais abastados, Hauenstein também destacou uma tendência de baby boomers ricos dispostos a viajar. “Sendo um baby boomer, posso dizer isso sem medo de retaliação. Há um limite de tempo para ir à Europa ou para conhecer a Austrália ou o Japão”, disse ele em uma teleconferência de resultados em abril. “Existe esse efeito riqueza, em que essa coorte de aposentados é mais rica do que qualquer outra, mesmo com a recente queda, e eles querem sair e fazer coisas.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;