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Quase 30% dos carros novos vendidos no mundo são da China; veja ranking
Publicado 26/12/2025 • 12:00 | Atualizado há 4 horas
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Publicado 26/12/2025 • 12:00 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Foto: Divulgação
Quase 30% dos carros novos vendidos no mundo são da China;
As vendas globais de automóveis atingiram 8,64 milhões de unidades em outubro de 2025, o maior volume já registrado para o mês, impulsionadas principalmente pelo desempenho da China, que respondeu por cerca de 38% dos carros vendidos no mundo no período.
De janeiro a outubro, o mercado global somou 79,25 milhões de veículos, alta de 6% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, refletindo a retomada da demanda após anos de instabilidade e a crescente influência das montadoras chinesas, esses dados foram divulgados pelo secretário-geral da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros, Cui Dongshu.
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A participação da China no mercado automotivo mundial segue em trajetória de alta. Entre janeiro e outubro de 2025, o país respondeu por 34,9% das vendas globais de automóveis, patamar próximo de um em cada três carros novos vendidos no planeta.
Em outubro, esse peso foi ainda maior, com participação de 38%, um ponto percentual acima do registrado no mesmo mês do ano passado.
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O avanço consolida uma tendência iniciada após a pandemia. A fatia chinesa, que era de cerca de 30% entre 2016 e 2018, caiu levemente em 2019, mas voltou a crescer de forma consistente a partir de 2020. Em 2024, o país já havia alcançado 34,2% do mercado global.
O bom desempenho da China, somado à força do mercado americano, levou as vendas globais de outubro de 2025 a superarem o recorde anterior, registrado em outubro de 2017. Na comparação anual, o crescimento foi de 4%, enquanto, em relação a setembro, houve avanço de 1%.
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No acumulado do ano até outubro, as vendas globais cresceram 6%, sinalizando um mercado relativamente estável, apesar das diferenças regionais e dos efeitos sazonais, como a desaceleração típica do início do ano na China por causa do Ano Novo Lunar.
Entre os principais mercados, a China segue como motor do crescimento global, com 27,65 milhões de veículos vendidos de janeiro a outubro, alta de 12%. Os Estados Unidos aparecem na sequência, com 13,88 milhões de unidades e crescimento de 3%.
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A Índia manteve expansão no mesmo ritmo dos EUA, com 4,56 milhões de carros vendidos, enquanto o Japão registrou 3,86 milhões, alta de 4%. A Alemanha, maior mercado europeu, permaneceu estável, com 2,61 milhões de unidades.
| País | Vendas acumuladas (jan/out) | Porcentagem global (%) |
|---|---|---|
| China | 27,6 milhões | 12% |
| Estados Unidos | 13,8 milhões | 3% |
| Índia | 4,5 milhões | 3% |
| Japão | 3,8 milhões | 4% |
| Alemanha | 2,6 milhões | 2,6% |
Em contraste, o mercado russo apresentou queda significativa em 2025, após dois anos de recuperação, enquanto o México perdeu ritmo. Na América do Sul, a Argentina se destacou com desempenho relativamente melhor que outros países da região.
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O avanço da China também se reflete no ranking das maiores montadoras do mundo. Em 2025, três grupos chineses figuram entre os dez maiores em participação de mercado global. A BYD ocupa a sexta posição, a Geely aparece em oitavo lugar e a Chery fecha o top 10.
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Esse movimento ocorre em paralelo ao crescimento da eletrificação e à perda gradual de espaço de algumas montadoras tradicionais.
Com exceção do bom desempenho de marcas como a Suzuki, favorecida pelo mercado indiano, e da resiliência de grupos como Toyota e Hyundai, muitas fabricantes internacionais registraram queda relevante de participação em comparação com 2019.
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Os dados mostram uma clara mudança no eixo da indústria automotiva. Montadoras asiáticas, especialmente chinesas, ampliam presença global, enquanto grupos europeus enfrentam dificuldades. Renault-Nissan, Stellantis e Volkswagen tiveram quedas expressivas de participação de mercado em relação ao período pré-pandemia.
Mesmo a Volkswagen, apesar de alguma recuperação em mercados do Hemisfério Sul, segue sob pressão na China, hoje o maior mercado automotivo do mundo.
A expectativa é de que o mercado global mantenha crescimento moderado até o fim do ano, com desempenho mais forte entre fevereiro e outubro, período em que as montadoras chinesas devem continuar liderando a expansão.
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Incentivos internos, estímulos à troca de veículos e recuperação gradual das exportações tendem a sustentar a participação elevada da China nas vendas globais.
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