CNBC

CNBCMonetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026

Notícias do Brasil

China impõe sanções a gigantes da defesa dos EUA e reacende risco geopolítico em Taiwan

Publicado 26/12/2025 • 09:15 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Ações e contratos de defesa entram no radar de investidores diante de restrições comerciais e risco regulatório.
  • O maior pacote militar já aprovado pelos EUA reforça a ilha como ponto crítico da disputa China-EUA.

Unsplash

Bandeiras dos EUA e da China

O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou nesta sexta-feira (26) sanções contra 10 indivíduos e 20 empresas do setor de defesa dos Estados Unidos, em resposta direta à venda recorde de armas para Taiwan aprovada por Washington.

Entre as empresas atingidas está a Boeing (incluindo sua filial em St. Louis), além de Northrop Grumman e L3Harris. As medidas congelam ativos na China e proíbem empresas e cidadãos chineses de realizar negócios com os alvos das sanções.

No campo individual, executivos de alto escalão, incluindo o fundador da Anduril Industries, foram incluídos na lista, ficando impedidos de entrar na China.

Leia também:

A decisão de Pequim ocorre poucos dias após os Estados Unidos anunciarem um pacote de US$ 11,1 bilhões em armamentos para Taiwan, o maior já aprovado pelo governo americano para a ilha, movimento que elevou significativamente as tensões geopolíticas entre Washington e Pequim.

Em comunicado oficial, o governo chinês classificou Taiwan como o “cerne dos interesses fundamentais da China” e afirmou que o tema representa a “primeira linha vermelha” nas relações bilaterais.

“Qualquer ação provocativa que ultrapasse os limites na questão de Taiwan será recebida com uma forte resposta da China”, disse um porta-voz do ministério.

A China considera Taiwan parte de seu território, embora a ilha, governada democraticamente, rejeite essa reivindicação. Já os Estados Unidos afirmam ter obrigação legal de fornecer meios de defesa a Taiwan, o que mantém o tema como um dos principais focos de atrito geopolítico global.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;