Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
7 hábitos de pais que criam filhos com alta inteligência emocional
Publicado 12/01/2025 • 13:56 | Atualizado há 9 meses
Bessent e vice-premiê chinês vão se reunir para tentar conter escalada de tarifas dos EUA
Empresário cria casacos de luxo que unem elegância e proteção térmica e conquista bilionários
Taxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC
Berkshire Hathaway atualiza portfólio global com dados até junho de 2025
Mercado de artigos de luxo usados cresce 10% ao ano e pode atingir US$ 360 bilhões até 2030
Publicado 12/01/2025 • 13:56 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Pais dão dicas sobre inteligência emocional para os filhos.
Pixabay.
Criar um filho no mundo acelerado e competitivo de hoje não é tarefa fácil. Enquanto muitos pais se concentram em notas e atividades extracurriculares, uma das habilidades mais negligenciadas é a inteligência emocional.
Isso não só ajuda as crianças a se destacarem socialmente, mas também a se tornarem adultos resilientes, empáticos e bem-sucedidos, que conseguem enfrentar desafios com confiança, cultivar relacionamentos significativos e levar uma vida plena.
Então, o que os pais que criam crianças emocionalmente inteligentes fazem de diferente? Após anos estudando mais de 200 relacionamentos entre pais e filhos — e praticando hábitos saudáveis com meu próprio filho — descobri sete estratégias poderosas que esses pais adotaram desde cedo.
Eles dão espaço para que seus filhos processem seus sentimentos e confiem em sua voz interior. Quando a criança está chateada, eles se sentam em silêncio ao lado dela, oferecendo conforto sem palavras. Abraçar o silêncio pode ajudar as crianças a lidar melhor e refletir sobre suas emoções.
Ao compartilharem verbalmente seus sentimentos — como “Estou frustrado” ou “Estou feliz” — eles ensinam seus filhos sobre a consciência emocional e dão-lhes palavras para se expressarem. Isso ajuda os filhos a verem as emoções como algo normal e a compartilhá-las abertamente, em vez de suprimi-las.
Eles mostram aos filhos que errar faz parte da vida e que assumir a responsabilidade é uma força. Pedir desculpas constrói confiança e demonstra respeito, fazendo com que a criança se sinta valorizada. Também modela empatia e ensina como reparar relacionamentos.
Isso pode parecer não convencional, mas eles sabem que gentileza e respeito não podem ser forçados. Em vez disso, eles modelam esses comportamentos, confiando que a criança aprenderá pelo exemplo. Se a criança esquecer de dizer obrigado, o pai diz por ela, confiante de que a lição será assimilada com o tempo.
Eles levam a sério as preocupações dos filhos, seja um brinquedo perdido ou problemas com um amigo. Ao validar seus sentimentos, mostram que as emoções importam. Isso promove autoestima, segurança emocional e respeito pelas experiências das crianças.
A melhor maneira de ensinar a tomar decisões é encorajar a criança a tomar suas próprias decisões. Em vez de resolver problemas, eles perguntam: “O que você acha que devemos fazer?” Isso ajuda a aumentar o pensamento crítico, a confiança e a independência.
Deixam a criança ficar entediada, o que a ajuda a ficar confortável com o silêncio. Isso desenvolve criatividade, autorregulação e habilidades de resolução de problemas. A criança aprende a curtir a própria companhia e a encontrar alegria em momentos simples, como olhar pela janela do carro em vez de precisar de uma tela.
O mais importante é focar em construir um relacionamento enraizado no respeito e na confiança — porque a inteligência emocional começa com a sensação de estar seguro, valorizado e compreendido.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Embraer fecha parceria com o Grupo Mahindra para fabricar cargueiro militar na Índia
Museu do Louvre, em Paris, é fechado após roubo de joias
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Lula: “Que nunca mais o presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil”
João Fukunaga renuncia ao cargo de presidente da Previ