Morre Oliviero Toscani, fotógrafo e criativo conhecido por campanhas polêmicas para a Benetton
Publicado 13/01/2025 • 09:15 | Atualizado há 4 meses
Trump assina ordem para reduzir preços de medicamentos nos EUA, igualando-os aos do exterior
Menções a “tarifas” ultrapassa “IA” em reuniões de resultados, à medida que a luta comercial de Trump altera as perspectivas
Trump prevê aumento de impostos para os ricos — veja como uma taxa máxima de 39,6% se compara aos níveis históricos
Mark Zuckerberg diz que as pessoas podem suprir a necessidade de amigos com IA, mas ‘não há substituto’ para relações humanas, diz psicólogo
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Publicado 13/01/2025 • 09:15 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Oliviero Toscani, um dos mais influentes fotógrafos da história da publicidade mundial, faleceu nesta segunda-feira (13), aos 82 anos, em decorrência de amiloidose é um grupo de doenças raras, causadas pelo depósito de proteínas insolúveis no corpo.
O fotógrafo italiano revolucionou a comunicação publicitária com suas campanhas icônicas e provocativas para a Benetton, especialmente nas décadas de 1980 e 1990.
Toscani transformou a publicidade ao trazer para os anúncios comerciais temas até então considerados tabus, como AIDS, racismo, guerra, pena de morte e homofobia. Sua campanha mais famosa, “United Colors of Benetton”, tornou-se um marco ao apresentar pessoas de diferentes etnias, questionando preconceitos e promovendo a diversidade muito antes destes temas se tornarem pauta comum na publicidade.
Entre suas imagens mais memoráveis estão o beijo entre um padre e uma freira, e três corações humanos com as palavras “branco”, “preto” e “amarelo”, demonstrando que somos todos iguais por dentro. Cada uma dessas fotografias gerou intensos debates públicos e redefiniu os limites entre publicidade e ativismo social.
Em 1992, no auge da crise da AIDS nos Estados Unidos, Toscani criou uma das campanhas mais polêmicas da história da publicidade para a Benetton. Ele utilizou uma fotografia de David Kirby, um jovem ativista portador do vírus HIV, em seus últimos momentos de vida, rodeado por sua família em seu leito de morte.
A imagem, ao mesmo tempo comovente e perturbadora, gerou intenso debate público e controvérsia ao trazer para o ambiente comercial uma realidade que muitos ignoravam. A campanha é considerada um marco na história da publicidade, por sua ousadia e por usar uma peça publicitária para chamar atenção por uma das questões mais urgentes de sua época.
Gostaria que eu elaborasse mais sobre o impacto desta campanha específica ou sobre outras campanhas controversas de Toscani?”Pedimos gentilmente privacidade e compreensão neste momento que gostaríamos de enfrentar na intimidade da família”, escreveu a família em seu perfil no Instagram.
Oliviero Toscani foi além de revolucionar a publicidade mundial – ele ajudou a criar um dos mais importantes centros de formação criativa do mundo. Em 1994, ao lado de Luciano Benetton, fundou a Fabrica, um centro de pesquisa em comunicação que se tornaria um verdadeiro laboratório de inovação e diversidade criativa.
Instalada em uma vila veneziana do século XVII, primorosamente restaurada pelo renomado arquiteto japonês Tadao Ando, a Fabrica representa a visão revolucionária de Toscani: um espaço onde a comunicação transcende fronteiras e disciplinas. Nos últimos 30 anos, mais de 800 jovens artistas de menos de 25 anos, vindos de 65 países diferentes, passaram por suas portas. São fotógrafos, ilustradores, escritores, publicitários, diretores, músicos, videomakers, jornalistas, designers e até mesmo hackers e desenvolvedores.
Neste centro a comunicação contemporânea é reinventada em diversas formas e busca manter vivo o legado de Toscani. A Fabrica produz desde filmes e instalações artísticas até campanhas sociais e projetos interativos, com espírito provocador e inovador.
Sua programação cultural aberta ao público, que inclui workshops, conferências, performances e exposições.
Mais lidas
EUA e China concordam em reduzir tarifas por 90 dias
Nova York recebe lideranças brasileiras para debater desenvolvimento e investimentos no Brazilian Week 2025
Jaguar Land Rover rompe com agência após campanha polêmica “Copy Nothing”
Empresas chinesas devem investir R$ 27 bilhões em diversos setores no Brasil
Lula na China: primeira agenda resulta em R$ 1 bilhão para combustível verde de aviação no Brasil