Quais satélites brasileiros estavam a bordo do foguete que se perdeu?

foto: Canva

O foguete indiano PSLV-C62, que levava satélites brasileiros para a órbita, foi perdido em 12 de janeiro. A bordo estavam equipamentos desenvolvidos por universidades do Brasil.

O que aconteceu?

foto: Canva

O veículo espacial saiu da ilha de Sriharikota, no Centro Espacial Satish Dhawan. Cerca de seis minutos após o lançamento do foguete, um dos motores falhou, alterando a rota original do veículo.

Problemas técnicos

foto: Canva

O foguete indiano também levava a bordo 5 satélites brasileiros que integravam o Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) 2022 −2031, projeto coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Satélites brasileiros a bordo

foto: Canva

Estavam a bordo os seguintes satélites brasileiros: Orbital Temple, Edusat-1, Galaxy Explorer, UaiSat e Aldebaran I, o principal projeto entre os 5.

Quais satélites brasileiros estavam no foguete?

foto: Canva

A tecnologia é um cubesat padrão 1U em formato cúbico com 10 cm de lado, desenvolvido pela UFMA com apoio da AEB, em fase de protótipo, projetado para validar novas tecnologias, auxiliar em operações, buscas e resgates marítimos.

Aldebaran I

foto: Canva

AEB ressaltou que o incidente faz parte do processo de desenvolvimento espacial e que “reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas nacionais que promovam capacitação, inovação e acesso ao espaço [...]”.

O que a AEB diz sobre?

foto: Canva

Os satélites brasileiros seriam úteis para fornecer informações de segurança e monitoramento, além de fortalecer a presença brasileira em pesquisas espaciais. O projeto era em conjunto com a Índia, um avanço espacial do país.

Brasil e Índia

foto: instagram

Veja este e outros    webstories em:      TIMESBRASIL.COM.BR