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Varejo tem queda de 3,5% em dezembro, aponta Stone 

Publicado 13/01/2025 • 11:09

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • As vendas do comércio brasileiro apresentaram resultados negativos, com retração de 3,5% em dezembro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS).
  • Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com queda de 1,7%.
  • O comércio digital apresentou alta mensal de 3,4%, enquanto o comércio físico registrou queda de 4,2%.
Varejo digital.

Varejo digital.

Pexels.

As vendas do comércio brasileiro apresentaram resultados negativos, com retração de 3,5% em dezembro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com queda de 1,7%.

O comércio digital apresentou alta mensal de 3,4%, enquanto o comércio físico registrou queda de 4,2%. No desempenho anual, o comércio digital também reportou alta de 7,7%, e o comércio físico teve uma retração de 2,1%.

Resultados por segmentos do varejo, segundo a Stone

Na análise por segmento, todos reportaram queda mensal: 

  • Tecidos, Vestuário e Calçados (7%)
  • Móveis e Eletrodomésticos (6,4%)
  • Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (4,5%)
  • Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (3,7%). 
  • Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (3,3%),
  • Artigos Farmacêuticos (2,3%)
  • Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção (1,8%).

Varejo no acumulado de 2024

No acumulado de 2024, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve o melhor desempenho do ano, com alta acumulada de 3,1%, seguido pelo setor de Artigos Farmacêuticos, que registrou crescimento de 2,5%. O segmento de Móveis e Eletrodomésticos acumulou alta de 1,1%, enquanto o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico apresentou um leve crescimento de 0,3%.

Já entre os resultados negativos, o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria apresentou a maior queda anual, com retração de 1,8%, seguido pelo setor de Tecidos, Vestuário e Calçados, que acumulou queda de 0,6%.

O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo apresentou retração anual de 0,5% e o segmento de Material de Construção também teve queda de 0,2%.

Destaques regionais 

No recorte regional, apenas cinco estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual, liderados por Roraima, com alta de 3,9%, seguido por Sergipe (3,5%), Rondônia (2,2%), Pará (1%) e Goiás (0,9%).

Já entre os resultados negativos, todos os outros 21 estados tiveram resultados negativos. A maior queda foi em Santa Catarina (7,1%), seguido por:

  • Paraná (4,8%)
  • Rio Grande do Sul (4,7%)
  • Mato Grosso e Rio de Janeiro (4,6%)
  • Espírito Santo e Maranhão (4,1%)
  • Rio Grande do Norte (4%)
  • Mato Grosso do Sul (3,7%)
  • Piauí (3,1%)
  • Acre (3%)
  • Amazonas e Tocantins (2,9%)
  • São Paulo (2,4%)
  • Amapá (2,2%)
  • Paraíba (2,1%)
  • Minas Gerais e Bahia (2%)
  • Ceará (1,5%)
  • Pernambuco (1,1%)
  • Alagoas (0,3%).
  • Distrito Federal (4,3%). 

“Considerando a trajetória e a performance do varejo ao longo do ano, estimamos que o comércio vendeu 2,3% a menos que o esperado para a semana do Natal, o que explica parte da queda de dezembro. Contudo, o resultado não foi suficiente para reverter os ganhos de 2024, que teve alta acumulada de 0,6%”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.

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