Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mais da metade dos brasileiros infla renda ao pedir crédito, mostram dados do Open Finance
Publicado 26/01/2026 • 11:59 | Atualizado há 3 horas
Canadá descarta acordo de livre comércio com a China após ameaça de tarifas de Trump
Conheça a startup de vídeos com IA que atraiu Nvidia e Alphabet e alcançou avaliação de US$ 4 bilhões
Relação entre Europa e EUA vive pior fase desde criação da Otan, diz ex-chefe da UE
Assassinato de Alex Pretti: CEOs de Minnesota pedem “desescalada imediata”
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Publicado 26/01/2026 • 11:59 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Crédito
Mais da metade dos brasileiros inflaciona a renda ao pedir crédito, aponta estudo com dados do Open Finance
Mais da metade dos brasileiros não informa a renda real ao solicitar crédito. Segundo estudo da klavi, 59% dos consumidores superestimam os próprios rendimentos ao pedir financiamento.
A análise considerou mais de 2 mil solicitações de crédito veicular feitas entre dezembro de 2023 e abril de 2025, com cruzamento de dados declarados e informações observadas via Open Finance.
Na média geral, a renda informada é 24% maior do que a renda real identificada.
O comportamento é mais intenso entre consumidores de menor renda. Entre quem recebe até dois salários mínimos, 84% inflacionam os rendimentos ao solicitar crédito, com aumento médio de 100%, ou seja, chegam a dobrar a renda declarada.
A distorção aparece em todas as faixas salariais, mas varia de intensidade. Do total de solicitantes, 32% declaram ganhar o dobro do que efetivamente recebem, 15% afirmam ter renda três vezes maior e 8% chegam a declarar quatro vezes o valor real.
Leia também: Contas externas fecham ano em déficit de US$ 68 bilhões; entenda o que isso significa
O levantamento mostra diferenças relevantes por idade. Entre jovens de 18 a 30 anos, 22% superdeclaram a renda, o menor índice entre os grupos analisados. Ainda assim, quando exageram, o aumento médio chega a 90%.
Na faixa de 31 a 45 anos, 72% informam rendimentos superiores aos reais, com exagero médio de 69%. Entre 46 e 60 anos, 73% inflacionam a renda, com aumento médio de 93%. Já entre pessoas com mais de 61 anos, 58% superdeclaram os valores, elevando a renda informada em cerca de 78%.
A discrepância aparece também na distribuição por faixas de renda. Enquanto 30% dos solicitantes afirmam ganhar até dois salários mínimos, os dados do Open Finance indicam que 65% realmente se enquadram nesse grupo.
Entre dois e quatro salários mínimos, 48% se declaram nessa faixa, mas apenas 28% correspondem à renda real. No grupo entre quatro e seis salários, 11% se colocam nessa categoria, enquanto só 4% apresentam renda compatível. Acima de seis salários, 9% se declaram nesse patamar, mas apenas 3% efetivamente o atingem.
Para Bruno Chan, CEO da klavi, os dados reforçam o papel do Open Finance na modernização do mercado de crédito. Segundo ele, trabalhar com dados reais de renda reduz inadimplência, melhora a precificação e permite ofertas mais adequadas ao perfil do consumidor.
Chan avalia ainda que a superdeclaração reflete fatores estruturais, como informalidade, insegurança financeira e pressão social. Para o executivo, declarar a renda real aumenta a chance de acesso a produtos compatíveis e reduz o risco de comprometimento excessivo da renda.
O processo analisado ocorre em três etapas. Primeiro, o consumidor solicita crédito a um cliente da klavi. Em seguida, autoriza o compartilhamento de seus dados financeiros via Open Finance. Por fim, essas informações são processadas para construção de modelos de renda, risco e comportamento.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Índia entra em alerta com surto do vírus Nipah e dezenas em quarentena
3
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
4
72% das empresas não estão preparadas para a Reforma Tributária, aponta levantamento
5
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi