WD-40 e sua “sociedade secreta”: como a empresa mantém sua fórmula em segredo há décadas?
foto: Divulgação
Presente em oficinas, indústrias e residências ao redor do mundo, o WD-40 é conhecido por sua eficiência em diferentes situações que envolvem ferrugem e manutenção.
Reconhecimento mundial
foto: Reprodução
Apesar da fama mundial, a empresa americana fundada em 1953 e sediada na Califórnia mantém a fórmula do WD-40 sob rígidos protocolos de segurança.
Segredo Industrial
foto: Reprodução
O sigilo em torno da fórmula é extremo. Steve Brass, diretor-executivo da WD-40, comparou o acesso ao segredo a “entrar em Fort Knox”, a base americana que abriga parte das reservas de ouro do país.
Ao contrário de muitas empresas, a WD-40 optou por não patentear a fórmula. A estratégia, curiosa e calculada, evita que a composição se torne pública - o que poderia ocorrer caso a patente expirasse.
Estratégia
foto: Reprodução
Para acessar a fórmula secreta do WD-40, é preciso ter uma chave especial, assinar acordos de confidencialidade, acessar um cofre bancário - cuja localização também é mantida em sigilo - e ocupar um cargo executivo na empresa.
Acesso restrito
foto: Freepik
Apesar de ocupar um cargo estratégico, a chefe de pesquisa e desenvolvimento, Meghan Lieb, está na empresa há mais de 20 anos e nunca teve acesso à fórmula secreta.
Sem Garantias
foto: WSJ
A fórmula deixou o cofre bancário apenas três vezes nos últimos 30 anos. Em uma dessas ocasiões, o então CEO Garry Ridge chegou à Times Square a cavalo, acompanhando o transporte do segredo sob forte esquema de segurança.
Rara aparição
foto: Reprodução
Brass afirmou que o grupo continuará restrito mesmo se a empresa alcançar US$ 1 bilhão em receita anual e descartou incluir membros do conselho nesse círculo de confiança.