Real tem a 2ª maior valorização entre 28 moedas no início de 2026; veja ranking
foto: Canva
O real brasileiro se destacou após concluir a segunda maior valorização entre 28 moedas mundiais. A valorização aconteceu junto a desvalorização mundial do dólar, influenciando diretamente nos valores da moeda do Brasil.
Desvalorização do dólar
foto: canva
O desempenho positivo do real ocorre em um cenário de enfraquecimento global do dólar americano, que perdeu força frente à maioria das moedas monitoradas no ranking.
Real e o efeito dólar
foto: canva
A desvalorização do dólar é associada as polêmicas recentes envolvendo os EUA e Donald Trump. Além da taxação americana para países do exterior, medidas tomadas por Trump pode afetar diretamente na valorização do dólar.
Mesmo com a queda do dólar, é importante ressaltar que a moeda americana não está em “crise”, porém, as mudanças de valorização pode ser positiva para outras moedas, como o real, ouro e outras moedas internacionais.
Benefícios para outras moedas
foto: canva
A valorização registrada no primeiro mês de 2026 foi de 5,9%, abaixo apenas do peso chileno, que chegou na marca de 6,2% de crescimento
Peso chileno
foto: canva
Foram analisadas 28 moedas, entre as que menos valorizaram estão os países: índia (-1,96%), Turquia (-0,99%), Indonésia (-0,56%) e Hong Kong (-0,38%).
Moedas analisadas
foto: canva
Entre as moedas em alta se destacaram os países: Chile (6,2%), Brasil (5,9%), Noruega (5,77%), Austrália (5,63%) e África do Sul (5,34%).