Olimpíadas de Inverno: conheça 5 curiosidades da competição que tem premiação milionária
foto: Reuters
Os Jogos Olímpicos de Inverno 2026, realizados na Itália entre 6 e 22 de fevereiro, prometem entrar para a história com disputas de alto nível sobre o gelo e a neve.
Inicio dos jogos
foto: Reuters
Além das modalidades tradicionais, a edição traz novidades esportivas e curiosidades envolvendo atletas e diversidade. Veja o que muda em 2026.
Novidades
foto: Freepik
Pela primeira vez, os Jogos de Inverno terão eventos principais divididos entre Milão e Cortina d’Ampezzo, com provas espalhadas por regiões como Lombardia, Veneto e Trentino-Alto Ádige.
Divisão nas Sedes
foto: Divulgação
A edição marca a maior participação feminina da história dos Jogos de Inverno. Dos cerca de 2.900 atletas, a previsão é que 47% sejam mulheres.
Milão-Cortina 2026 utilizará cerca de 90% de instalações já existentes ou temporárias. As arenas de esqui cross-country e biatlo em Tesero e Anterselva estão entre as mais renomadas do mundo.
Lugares icônicos
foto: Reuters
O esqui de montanha entra no programa olímpico após 24 anos sem novas modalidades. A inclusão veio depois de testes bem-sucedidos nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2020.
Grade olímpica
foto: Reuters
Milão-Cortina 2026 marca a décima participação do Brasil nos Jogos de Inverno desde a estreia em 1992. A expectativa é que a delegação tenha ao menos 13 atletas e amplie as chances de medalha.