CNBC

CNBCYouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens

Tecnologia & Inovação

União Europeia aprova compra bilionária da Wiz pelo Google

Publicado 10/02/2026 • 13:12 | Atualizado há 4 horas

AFP

Smartphone exibe o logotipo da Wiz em primeiro plano, com o logotipo do Google desfocado ao fundo.

Reprodução

A União Europeia aprovou nesta terça-feira, sem impor condições, a aquisição da plataforma de segurança em nuvem Wiz pelo Google, em um negócio de US$ 32 bilhões totalmente em dinheiro. Trata-se da maior transação já buscada pela companhia ou por sua controladora, a Alphabet.

A operação foi anunciada no ano passado e faz parte da ofensiva do Google para reforçar sua divisão de computação em nuvem diante da corrida global por infraestrutura voltada à inteligência artificial.

Leia também: Spotify fecha 2025 com crescimento recorde de usuários e melhora expressiva na rentabilidade

Bruxelas vê concorrência preservada

Em comunicado, a chefe antitruste da UE, Teresa Ribera, afirmou que a análise concluiu que o mercado europeu seguirá competitivo mesmo após a aquisição.

“Google está atrás da Amazon e da Microsoft em participação no mercado de infraestrutura de nuvem, e nossa avaliação confirmou que os clientes continuarão tendo alternativas críveis e capacidade de trocar de fornecedor”, disse.

Segundo Ribera, a transação não levanta preocupações concorrenciais nem nos serviços de nuvem nem no segmento de segurança digital dentro do Espaço Econômico Europeu, que reúne os 27 países do bloco mais Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Leia também: Ser latino nunca esteve tão em alta: Chile lança Latam-GPT para combater preconceitos digitais

Quem é a Wiz

Fundada em 2020 por Assaf Rappaport e outros executivos que venderam uma empresa anterior à Microsoft, a Wiz tem sede nos Estados Unidos e se tornou uma das startups mais valiosas do mundo em cibersegurança para ambientes de nuvem.

A compra amplia a musculatura do Google nesse segmento estratégico, num momento em que grandes corporações e governos reforçam investimentos para proteger dados usados por sistemas de IA generativa.

Leia também: Alibaba lança IA para robôs e intensifica corrida global pela “IA física”

Contexto regulatório na Europa

Em novembro, a Comissão Europeia abriu investigações para avaliar o poder de mercado dos serviços de nuvem da Amazon e da Microsoft, mas deixou o Google fora dessas apurações.

Na época, autoridades europeias afirmaram que a empresa tinha papel menor no mercado regional, argumento que voltou a pesar na aprovação sem remédios da compra da Wiz.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;