Motocicletas puxam crescimento do setor automotivo em 2026; alta deve chegar a 10%
foto: freepik
O setor automotivo brasileiro deve crescer em 2026. O avanço das motocicletas tende a impulsionar o mercado, mesmo com projeção mais moderada para carros comerciais leves.
Mercado aquecido
foto: Freepik
Em 2025, a venda de novos automóveis registrou um desempenho positivo, com um aumento de 2,58% e 22,5 milhões de unidades vendidas.
Números positivos
foto: Freepik
Segundo a Fenabrave, o mercado do veículo de duas rodas tem uma alta prevista de 10%. O licenciamento de automóveis e comerciais leves deve crescer cerca de 3,02% e é esperado 2,8 milhões de unidades comercializadas.
Crescimento
foto: Freepik
Apesar do crescimento positivo, o número é considerado moderado diante dos desafios macroeconômicos com juros altos e endividamentos de famílias brasileiras.
O cenário econômico, a oferta de crédito e o perfil de consumo dos brasileiros podem impulsionar as motocicletas, enquanto os carros tendem a ter crescimento mais moderado.
Aumento na categoria
foto: Freepik
As projeções indicam alta de 10% nos emplacamentos de motocicletas e de 3% em automóveis e comerciais leves. No total, o setor automotivo deve crescer 6,1% no ano.