NASA: quem são os astronautas da Artemis 2 e por que a missão é histórica?
foto: NASA
Uma das próximas missões da NASA é a Artemis 2, que deve levar astronautas ao entorno da Lua pela primeira vez desde o programa Apollo, realizado entre as décadas de 1960 e 1970.
Artemis 2
foto: NASA
Após a detecção de um vazamento de hidrogênio líquido em um teste de abastecimento nesse mês, o projeto foi adiado. A previsão é de que a missão comece entre 6 e 11 de março deste ano.
Adiamento
foto: NASA
A nova missão para ir ao entorno da Lua inclui astronautas da NASA e da Agência Espacial Canadense. Ao todo, a tripulação reúne quatro profissionais experientes, com três homens e uma mulher. A seguir, veja o perfil de cada um:
Reid Wiseman é astronauta da NASA e veterano da Marinha dos EUA. O engenheiro fez carreira como aviador naval, piloto de testes e oficial de operações. Ele liderou o Escritório de Astronautas até se tornar comandante da Artemis 2.
Comandante
foto: NASA
Victor Glover é piloto na Artemis 2. O astronauta da NASA é formado em engenharia, pilotou a primeira operação tripulada regular da SpaceX e foi incluído na lista TIME100 Next. Ele será o primeiro homem negro em uma missão lunar.
Piloto
foto: NASA
Christina Koch é especialista de missão da Artemis 2. Ela será a primeira mulher da história a viajar em direção à Lua, fez carreira desenvolvendo instrumentos para missões científicas da NASA e é recordista de permanência individual no espaço.
Engenheira especialista
foto: NASA
Jeremy Hansen é da Agência Espacial Canadense. O piloto de caça será o primeiro canadense a viajar até a região da Lua. Ele trabalhou na principal ligação entre a Terra e Estação Espacial, e integrou missões de simulação em ambientes extremos.
Representante do Canadá
foto: NASA
Por fim, se a Artemis 2 for bem sucedida, será um divisor de águas para os Estados Unidos. Isso porque o país ambiciona garantir presença humana contínua na Lua, o que pode abrir caminho para a próxima fase da exploração espacial.