Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alibaba lança Qwen3.5 e intensifica disputa em IA com foco em agentes inteligentes
Publicado 17/02/2026 • 08:30 | Atualizado há 4 horas
Thomas Pritzker deixa a presidência do conselho da Hyatt após laços com Jeffrey Epstein
Adani, da Índia, vai investir US$ 100 bilhões em data centers de IA na próxima década
Apple desafia YouTube e Spotify com nova aposta em podcasts em vídeo
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026
Criptomoedas desempenham um papel crescente em redes de tráfico humano, aponta relatório
Publicado 17/02/2026 • 08:30 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Montagem Times Brasil | CNBC Foto: Divulgação
A Alibaba revelou a série de modelos Qwen3.5, com capacidades aprimoradas, em meio à intensificação da concorrência no setor de inteligência artificial na China, onde diversos modelos foram lançados na última semana.
O modelo de IA Qwen3.5 chega em uma versão de pesos abertos, que permite aos usuários baixar, executar, ajustar e implantar o sistema em sua própria infraestrutura. A Alibaba também lançou uma “versão hospedada”, o que significa que o modelo pode rodar nos próprios servidores da empresa.
Ambos os modelos foram disponibilizados na segunda-feira, véspera do Ano-Novo Chinês, apenas uma semana depois de a companhia lançar um novo modelo de IA projetado para robôs.
Leia também: A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
A empresa destacou que o Qwen3.5 oferece melhorias de desempenho e custo e foi desenvolvido com “capacidades multimodais nativas”, permitindo que os modelos compreendam simultaneamente texto, imagens e vídeo dentro de um único sistema.
Acompanhando uma das principais tendências em IA neste ano, o modelo também oferece suporte a novos recursos de programação e capacidades agentivas, além de ser compatível com agentes de IA de código aberto, como os da OpenClaw, que recentemente ganharam popularidade.
Agentes de IA são sistemas capazes de agir de forma independente e executar tarefas de múltiplas etapas em nome do usuário, com supervisão mínima.
Esses agentes e suas habilidades têm atraído grande atenção nas últimas semanas, depois que a empresa americana de IA Anthropic lançou novas ferramentas desse tipo. O potencial de esses agentes substituírem o trabalho de empresas de software como serviço, entre outras, tem abalado os mercados.
Leia também: Alibaba lança IA para robôs e intensifica corrida global pela “IA física”
Concorrentes locais da Alibaba, como ByteDance e Zhipu AI, também lançaram modelos atualizados na última semana voltados a ampliar capacidades agentivas.
Marc Einstein, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, afirmou à CNBC que empresas de inteligência artificial estão se preparando para a possibilidade de que agentes de IA possam “virar de cabeça para baixo os modelos tradicionais de negócios da internet”.
“Se isso acontecer, as consequências para quem não estiver preparado serão severas e [as empresas chinesas de IA] estão cientes disso”, disse.
A Alibaba informou que seu novo modelo Qwen3.5 de pesos abertos possui 397 bilhões de parâmetros — variáveis que moldam a forma como um sistema de IA aprende e raciocina. Embora tenha menos parâmetros que o modelo principal anterior, a empresa afirma que a versão mais recente apresentou melhora significativa com base em avaliações de benchmark autodeclaradas.
A Alibaba apresentou testes comparativos mostrando que o desempenho do Qwen3.5 estava no mesmo nível de modelos líderes da OpenAI, Anthropic e Google DeepMind, embora as comparações tenham sido feitas pela própria empresa.
Leia também: Último modelo de IA da China afirma ser ainda mais barato que o DeepSeek
Ao mesmo tempo, também lançou um “modelo hospedado” chamado Qwen-3.5-Plus por meio de sua plataforma em nuvem Model Studio. A Alibaba afirmou que essa versão também demonstrou desempenho equivalente ao de concorrentes líderes. A CNBC não conseguiu verificar essas alegações de forma independente.
Os novos modelos Qwen3.5 também oferecem suporte a 201 idiomas e dialetos, contra 82 da geração anterior. Einstein, da Counterpoint, disse que esse recurso reflete as ambições globais da Alibaba.
A empresa deve lançar mais modelos de pesos abertos durante este Ano-Novo Chinês, afirmou Lin Junyang, líder técnico da equipe Qwen da Alibaba Cloud, em uma publicação nas redes sociais.
Após o lançamento das mais recentes ferramentas de agentes de IA Claude, da Anthropic, outras gigantes americanas do setor aceleraram o desenvolvimento de capacidades agentivas. O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou no domingo que o criador do OpenClaw se juntará à empresa.
No mês passado, Demis Hassabis, chefe do Google DeepMind, disse à CNBC que os modelos chineses de IA estavam apenas “meses” atrás dos rivais ocidentais.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Carnaval 2026 recebe R$ 85 milhões em verba federal e vira foco de disputa política
2
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
3
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026
4
Polícia Federal faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades do STF e amplia tensão institucional
5
Peru se destaca como novo parceiro comercial do Brasil