Track & Field cresce com atletas amadores e expande impacto global, diz CEO Fernando Tracanella
Publicado 28/01/2025 • 21:47 | Atualizado há 3 meses
O ‘bazar’ do encontro da Berkshire apresenta Buffett Squishmallows, livro comemorativo de 60 anos e máquina de garra gigantes
O que muda nas suas compras com a nova guerra comercial entre EUA e China?
China diz que avalia a possibilidade de negociações comerciais com os EUA
Trump pretende cortar US$ 6 bilhões do orçamento da NASA, transferindo US$ 1 bilhão para missões focadas em Marte
Jeff Bezos revela plano para vender até US$ 4,8 bilhões em ações da Amazon
Publicado 28/01/2025 • 21:47 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O mercado esportivo vai muito além de grandes eventos, como maratonas. O impacto positivo na economia é amplamente impulsionado pelo consumo diário de roupas e equipamentos, especialmente por atletas amadores que buscam um estilo de vida mais ativo e saudável. Este segmento é o foco da Track & Field, uma das principais marcas brasileiras de vestuário e acessórios esportivos, que vem registrando crescimento expressivo nos últimos anos.
Em entrevista ao canal Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Fernando Tracanella, CEO da Track & Field desde 2023, destacou que a empresa nasceu com um DNA voltado para o esporte, inicialmente atendendo a modalidades de alta performance, como o triatlo. Contudo, ao longo de mais de três décadas de história, a Track & Field expandiu seu escopo, passando a focar em atividades como yoga e fitness, atendendo tanto atletas profissionais quanto amadores que buscam qualidade de vida. Segundo Tracanella, a missão da marca é “conectar as pessoas a um estilo de vida mais ativo e saudável”.
O crescimento da Track & Field acompanha a ascensão global do mercado de bem-estar e saúde, especialmente após a pandemia. Como apontado por Tracanella, a crise sanitária trouxe maior conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável, o que resultou em maior engajamento com atividades físicas. Essa tendência impulsionou o setor e fortaleceu marcas consolidadas que investem em qualidade e tecnologia.
Entre 2018 e 2023, período em que Tracanella atuou como CFO, a Track & Field registrou uma expansão de 70% no número de lojas, com um aumento anual de 27% nas vendas. O modelo de franquias desempenhou um papel crucial nesse crescimento: das 400 lojas da rede, cerca de 350 operam nesse formato, espalhadas por 170 cidades e 26 estados brasileiros.
A internacionalização também é uma das frentes de expansão da Track & Field. Em 2022, a marca inaugurou sua primeira loja em Portugal, na cidade de Cascais, replicando o modelo de franquias e eventos esportivos que caracteriza a operação no Brasil. Segundo Tracanella, a escolha de Portugal foi estratégica, considerando as semelhanças climáticas, culturais e a forte presença de brasileiros no país.
Os eventos esportivos, aliás, são um diferencial competitivo da Track & Field. Somente em 2022, a marca organizou mais de 3 mil eventos esportivos, reforçando seu posicionamento como uma empresa que oferece não apenas produtos, mas experiências. Esses eventos são frequentemente realizados em parceria com os franqueados, o que fortalece o senso de comunidade e a conexão dos clientes com a marca.
O sucesso do modelo de franquias da Track & Field está na seleção criteriosa dos franqueados. Mais do que investidores, a empresa busca parceiros que se identifiquem com a marca e estejam alinhados com sua estratégia de mercado. A rentabilidade também é um atrativo: Tracanella afirma que o retorno do investimento ocorre, em média, em até dois anos.
Além das lojas, a Track & Field diversifica sua atuação com iniciativas como cafés e minimercados de alimentação saudável, marketplaces para produtos de outras marcas e parcerias que ampliam seu ecossistema de bem-estar.
À frente da Track & Field, Tracanella destaca que sua principal prioridade como CEO é a gestão de pessoas. Ele acredita que atrair e reter talentos é essencial para o crescimento sustentável da empresa. Apesar de sua sólida experiência em gestão financeira, o executivo afirma que seu papel é ser um “viabilizador” e apoiador de equipes.
Com uma trajetória marcada pela inovação e foco no cliente, a Track & Field segue como uma referência no mercado de bem-estar, consolidando-se tanto no Brasil quanto no exterior como uma marca que une produtos de alta qualidade, experiências exclusivas e um modelo de negócios sustentável.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Dow Jones sobe 500 pontos, S&P 500 registra maior sequência de vitórias em 20 anos, com ações recuperando perdas tarifárias
Warren Buffett critica tarifas e protecionismo: ‘O comércio não deve ser uma arma’
Gigantes dos calçados Nike, Adidas e outras pedem isenção tarifária a Trump
Após 6 anos, Novonor e OEC, Odebrecht retoma o nome original
Tarifas de Trump afetam portos e podem gerar escassez nos EUA