Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Decreto de Lula regulamenta poder de polícia pela Funai em terras indígenas
Publicado 03/02/2025 • 10:37 | Atualizado há 7 meses
Keurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi
Trump questiona se EUA podem ‘fazer negócios’ na Coreia do Sul antes da visita do presidente
Nvidia lança chip Jetson AGX Thor para impulsionar robótica com alta performance e IA
Intel alerta sobre riscos e incertezas após venda de 10% das ações ao governo Trump
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 03/02/2025 • 10:37 | Atualizado há 7 meses
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Valter Campanato/Agência Brasi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que regulamenta o exercício do poder de polícia pela Funai em terras indígenas e em áreas de restrição destinadas à proteção dessas populações.
Conforme o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Funai tem autoridade para prevenir e dissuadir a violação ou a ameaça de violação dos direitos dos povos indígenas; prevenir e dissuadir a ocupação ilegal por terceiros em terras indígenas; e executar o consentimento de polícia nos casos previstos por lei.
O decreto enumera várias infrações aos direitos desses povos, como a entrada de não indígenas em terras indígenas, de forma contrária ao que está estabelecido por lei; práticas que atentem contra o patrimônio cultural, material e imaterial dos povos indígenas; práticas que prejudiquem o conhecimento tradicional dos povos indígenas; construções ilegais e atividades agropecuárias ou turísticas realizadas por terceiros em terras indígenas, em desacordo com a lei; remoção de grupos indígenas de suas terras; violação do usufruto exclusivo das riquezas naturais; uso inadequado da imagem dos indígenas ou de suas comunidades sem a devida autorização, incluindo para fins comerciais, promocionais ou lucrativos; e a destruição de bens ou a descaracterização dos limites das terras indígenas, assim como danos às placas e marcos delimitadores ou sua remoção.
A Funai poderá interditar ou restringir o acesso de terceiros em terras indígenas; emitir medidas cautelares a infratores com prazos para cessação de condutas ou retirada voluntária; ordenar a retirada compulsória de terceiros das terras indígenas; restringir o acesso e o trânsito de terceiros tanto nas terras indígenas quanto nas áreas onde há presença confirmada de indígenas isolados; solicitar a colaboração de outros órgãos de controle e repressão; apreender bens ou lacrar instalações de particulares; e, em casos excepcionais, realizar a destruição, inutilização ou destinação de bens usados na prática de infrações.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Mercado imobiliário em alerta: entenda os motivos de queda na intenção de compra de imóveis
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Ações da Orsted caem 17% para mínima histórica após governo dos EUA suspender construção de projeto eólico
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade