Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Saiba como antecipar o décimo terceiro para empregadas domésticas
Publicado 12/11/2024 • 20:06 | Atualizado há 8 meses
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 12/11/2024 • 20:06 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Salários
Reprodução Pexels
Os empregadores de trabalhadores domésticos precisam ficar atentos aos prazos para o pagamento do décimo terceiro salário.
A gratificação é equivalente a 1/12 do salário da empregada por mês trabalhado, considerando ao menos 15 dias de trabalho no mês.
O empregador pode adiantar metade do valor entre fevereiro e novembro, uma única vez, com base no salário do mês anterior.
Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, ONG que ajuda a mediar a relação entre patrões e empregados, afirma que as empregadas domésticas podem pedir a antecipação do 13º junto com as férias. “O empregador tem flexibilidade para realizar esse adiantamento conforme acordado”.
Para receber o adiantamento, a empregada doméstica deve pedir por escrito. Após a antecipação, o pagamento da segunda parcela deve seguir o calendário oficial, até 20 de dezembro. Descumprir essas datas pode gerar multas e ações trabalhistas.
Se a empregada tiver horas extras, adicional noturno ou outros valores variáveis, é necessário incluir a média desses valores na segunda parcela do 13º. Esses cálculos devem ser precisos para evitar erros no sistema do eSocial.
Para calcular a média de horas extras, soma-se o total de horas ao longo do ano e divide-se pelo número de meses. Por exemplo, se foram 120 horas extras, a média mensal é 10 horas.
Para incluir o Descanso Semanal Remunerado (DSR) no cálculo do décimo terceiro, divide-se essa média mensal por 6 e adiciona-se o resultado à média de horas extras. Depois, multiplica-se o total pela hora extra com o acréscimo previsto.