Bill Gates.

CNBC Bill Gates admite que quis voltar a Harvard após fundar a Microsoft

Tecnologia & Inovação

xAI, de Elon Musk, lança IA Grok 3 e afirma superar rivais em testes iniciais

Publicado ter, 18 fev 2025 • 10:52 AM GMT-0300 | Atualizado há 4 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (13) o lançamento do Grok 3, seu mais recente modelo de IA.
  • Segundo a empresa, o novo sistema apresentou desempenho superior aos concorrentes da OpenAI e da chinesa DeepSeek em testes padronizados de matemática, ciência e programação.
  • A xAI também anunciou o lançamento do “Deep Search”, um novo produto descrito como uma “próxima geração de motores de busca”.
Elon Musk

Foto de Elon Musk

NASA/Kim Shiflett

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (13) o lançamento do Grok 3, seu mais recente modelo de IA. Segundo a empresa, o novo sistema apresentou desempenho superior aos concorrentes da OpenAI e da chinesa DeepSeek em testes padronizados de matemática, ciência e programação.

“Estamos muito animados em apresentar o Grok 3, que acreditamos ser uma ordem de magnitude mais avançado que o Grok 2 em um curto período de tempo”, afirmou Musk durante a demonstração do novo modelo, transmitida na plataforma X.

A xAI também anunciou o lançamento do “Deep Search”, um novo produto descrito como uma “próxima geração de motores de busca”.

O Grok 3 será disponibilizado inicialmente para assinantes premium do X nos Estados Unidos a partir desta terça-feira (18) e também poderá ser acessado por meio de uma assinatura separada para as versões web e mobile, segundo a empresa.

Leia também:

“Assustadoramente inteligente”

Na semana passada, durante o World Governments Summit, em Dubai, Musk classificou o Grok 3 como um modelo “assustadoramente inteligente”, com forte capacidade de raciocínio. Ele afirmou que o modelo superou todos os concorrentes nos testes internos da xAI.

“Pode ser a última vez que uma IA será melhor que o Grok”, disse Musk, destacando que o modelo foi treinado com uma grande quantidade de dados sintéticos e possui a habilidade de revisar seus próprios erros para alcançar maior coerência lógica.

A equipe da xAI afirmou ainda que uma versão inicial do Grok 3 recebeu avaliações superiores às de modelos concorrentes no Chatbot Arena, plataforma colaborativa que compara IAs em testes cegos.

Ao final da demonstração do produto, Musk garantiu que o modelo continuará sendo aprimorado.

“Precisamos enfatizar que este lançamento é uma espécie de beta, então é normal que haja algumas imperfeições no início. Mas vamos melhorá-lo rapidamente, quase todos os dias”, disse o bilionário. Ele também revelou que a funcionalidade de assistência por voz será lançada futuramente.

Disputa no mercado de IA

Musk, que frequentemente alerta sobre os potenciais riscos da inteligência artificial, fundou a xAI em 2023 para competir no crescente mercado de IA generativa, dominado por empresas como a OpenAI, criadora do ChatGPT.

Em setembro do ano passado, a OpenAI lançou seu modelo mais avançado, o o1, com capacidade de raciocínio aprimorada e habilidade para resolver problemas complexos de ciência, programação e matemática.

Musk, que ajudou a fundar a OpenAI como uma organização sem fins lucrativos em 2015 ao lado de Sam Altman, rompeu com a empresa nos últimos anos. Recentemente, ele liderou um grupo de investidores que ofereceu US$ 97,4 bilhões para comprar a controladora da OpenAI — proposta que foi recusada.

Em janeiro, a startup chinesa DeepSeek surpreendeu o mercado de IA ao publicar um estudo técnico afirmando que um de seus modelos de código aberto rivalizava com o desempenho do o1 da OpenAI, utilizando um processo mais econômico e menos intensivo em energia.

A conquista da DeepSeek ocorreu apesar das restrições dos Estados Unidos, que proibiram a venda dos processadores mais avançados da Nvidia para empresas chinesas — componentes essenciais para o treinamento de modelos de IA.

A xAI, por sua vez, conta com um supercomputador chamado Colossus, que, no ano passado, utilizava um cluster de 100 mil GPUs avançadas da Nvidia para treinar seus modelos. Nesta terça-feira, a empresa revelou que dobrou a capacidade de seu parque de GPUs para o treinamento do Grok 3.

Embora especialistas apontem que a DeepSeek aumentou a competitividade no setor ao demonstrar avanços com tecnologia menos sofisticada, alguns analistas ainda têm dúvidas sobre o impacto real da empresa no mercado de IA.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação