‘Compras erradas podem consumir o lucro do supermercado’, diz CEO da VR Software
Publicado 05/03/2025 • 20:22 | Atualizado há 2 meses
UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Publicado 05/03/2025 • 20:22 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Luciano Guerrero, CEO da VR Software, afirma que a tecnologia desempenha um papel essencial na gestão eficiente do negócio, desde a operação de vendas até o controle de estoques e margens de lucro. Para ele, soluções tecnológicas podem ser aliadas poderosas para enfrentar os desafios: “Você precisa ter uma boa gestão do seu negócio para ter resultados melhores”, disse.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, ele afirmou que o sistema da VR Software atende a supermercados de ponta a ponta, ajudando a gerenciar as compras, a venda e as despesas, tudo com o objetivo de otimizar o fluxo de caixa e melhorar a rentabilidade.
Guerrero afirmou que, em um supermercado, há diferentes segmentos a serem administrados, como o setor de bebidas, a padaria, o açougue e o hortifrúti. “Imagina você fazer a gestão de vários negócios dentro de um supermercado, isso é extremamente complexo”, afirmou.
Um dos exemplos práticos que ele deu foi o da importância da compra correta de produtos: comprar em excesso pode resultar em margens reduzidas e perdas significativas devido a produtos encalhados.
Por outro lado, comprar em quantidade insuficiente pode gerar rupturas de estoque, o que afeta diretamente as vendas. “Se você compra errado, a margem de supermercado é muito pequena, se você compra mais, você consome o seu lucro. Parte do seu lucro ficou em estoque, e muitas vezes você pode sofrer perdas desse estoque. Então, é prejuízo na certa”, afirmou Guerrero.
Além disso, ele destacou a importância das promoções dentro dos supermercados. Conforme Guerrero, muitos empresários ainda realizam promoções sem uma análise estratégica, o que pode acabar prejudicando a margem de lucro sem gerar os resultados esperados.
“Quando você faz uma promoção sem uma estratégia, você consome parte da sua margem e aquilo talvez nem gere resultado financeiro”, disse.
Em relação ao futuro da tecnologia no setor, Guerrero adiantou que as tendências para 2025 estão focadas no conhecimento profundo do consumidor. A personalização das ofertas, baseada nos dados do cliente, será cada vez mais importante. “Você precisa entender o seu público, os hábitos de consumo, o horário que ele vai à loja, o sexo, a idade e as formas de pagamento”, afirmou Guerrero.
Segundo ele, quanto mais os supermercadistas conhecem seus clientes, mais eficazes serão suas ações promocionais.
“Fidelizar o cliente vai passar por entender o que ele realmente quer e oferecer produtos de maneira assertiva. Isso faz com que o faturamento cresça cada vez mais”, disse o CEO.
Guerrero também mencionou a importância de oferecer uma experiência de compra agradável. “As lojas cada vez mais vão ser mais confortáveis, vão entregar mais experiência ao consumidor”, disse, apontando que a experiência do cliente é uma das palavras do momento no mundo dos negócios.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Leão XIV é o novo líder dos mais de 1,4 bilhão de católicos
Palmeiras fatura R$ 17 milhões com classificação antecipada na Libertadores; confira premiações da competição
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil: "País precisa de estabilidade"