CNBC
O improvável casamento político de Trump e Musk culminou em um divórcio público e inflamado em 5 de junho de 2025. O presidente Trump disse, em um discurso televisionado no Salão Oval, que estava "muito decepcionado" depois que seu ex-assessor e principal doador criticou seu "grande e belo" projeto de lei de gastos perante o Congresso. Os dois então trocaram insultos nas redes sociais — com Musk chegando a postar, sem provas, que Trump foi mencionado em documentos governamentais sobre o financista e agressor sexual Jeffrey Epstein, que caiu em desgraça.

CNBC Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação

Brasil

Mercado desaprova Lula e Haddad e dá voto de confiança a Galípolo, aponta pesquisa Genial/Quaest

Publicado 19/03/2025 • 07:01 | Atualizado há 4 meses

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A pesquisa, que entrevistou 106 fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostrou que 88% dos participantes avaliam negativamente o governo Lula, um leve recuo em relação aos 90% de desaprovação registrados em dezembro de 2024
  • O cenário é ainda mais crítico para o Ministro da Fazenda, que viu sua avaliação negativa saltar para 58%, enquanto sua aprovação caiu de 41% para apenas 10%.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, realizada pela Genial/Quaest entre 12 e 17 de março de 2025, revelou uma forte desaprovação do mercado em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à gestão do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A pesquisa, que entrevistou 106 fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostrou que 88% dos participantes avaliam negativamente o governo Lula, um leve recuo em relação aos 90% de desaprovação registrados em dezembro de 2024. O cenário é ainda mais crítico para o Ministro da Fazenda, que viu sua avaliação negativa saltar para 58%, enquanto sua aprovação caiu de 41% para apenas 10%.

Por outro lado, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, obteve uma avaliação mais favorável. A pesquisa indicou que 45% dos entrevistados aprovaram sua gestão, enquanto 41% deram uma avaliação regular, e apenas 8% o avaliaram negativamente. Em relação às suas decisões, 58% dos entrevistados consideraram que ainda é cedo para avaliar, mas 38% afirmaram que as ações de Galípolo foram técnicas.

Economia

A pesquisa também refletiu a preocupação do mercado com a economia brasileira. A maioria dos entrevistados, 83%, acredita que a economia vai piorar nos próximos 12 meses. Além disso, 58% apontaram uma possível recessão para 2025, e 82% acreditam que a inflação será mais alta ao final deste ano do que em 2024. A expectativa de inflação é de 6,01%, com a Selic a 14,73% e o dólar a R$ 5,96.

Política

A pesquisa também apontou que 90% dos entrevistados consideram que a reforma ministerial, que incluiu a nomeação de Gleisi Hoffmann, não resolverá o problema de governabilidade. A mesma porcentagem acredita que a indicação de Hoffmann foi um erro. Além disso, 98% dos entrevistados consideram que a reforma ministerial não contribuirá para melhorar a capacidade do governo de aprovar sua agenda no Congresso Nacional.

No cenário político, a pesquisa indicou uma queda na expectativa de reeleição de Lula para 2026. Enquanto 60% dos entrevistados acreditam que ele será candidato, 66% não o consideram favorito. Caso Lula não se candidate, 57% apontaram Fernando Haddad como o provável candidato da esquerda. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é visto como o favorito para vencer a esquerda por 93% dos entrevistados, seguido por Eduardo Bolsonaro, com apenas 3%.

Por fim, a pesquisa indicou que 66% dos entrevistados acreditam que o governo de Donald Trump terá um impacto negativo sobre a economia brasileira. No entanto, 78% afirmaram que as tarifas impostas por Trump terão impacto pequeno sobre a economia do Brasil.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas online com fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro, com questionários estruturados para capturar a opinião do mercado financeiro sobre os principais temas econômicos e políticos do momento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil