União Europeia adia retaliação comercial contra os EUA para abril
Publicado 20/03/2025 • 11:44 | Atualizado há 1 mês
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 20/03/2025 • 11:44 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Bandeiras da União Europeia e da Ucrânia tremulando do lado de fora do Parlamento Europeu.
FREDERICK FLORIN/AFP
A União Europeia (UE) anunciou que vai adiar a implementação das primeiras tarifas retaliatórias contra produtos dos Estados Unidos para meados de abril. Segundo um porta-voz do bloco, a decisão pretende permitir mais tempo para negociações com Washington.
“A Comissão decidiu alinhar o cronograma das duas rodadas de contramedidas da UE contra as tarifas americanas sobre aço e alumínio europeus”, afirmou o porta-voz à CNBC nesta quinta-feira (20).
O adiamento representa somente um ajuste no cronograma e não reduz o impacto da resposta europeia, segundo a UE. O bloco segue preparado para retaliar tarifas impostas pelos EUA com medidas que podem atingir até 26 bilhões de euros.
Leia também:
O plano inicial da União Europeia previa um modelo em duas fases: reativar tarifas suspensas anteriormente e impor novas taxas sobre produtos adicionais exportados para os EUA.
Entre os itens que podem ser atingidos pelas tarifas estão aço e alumínio industrial, além de produtos derivados desses materiais, como peças de maquinário e agulhas de tricô. Outros produtos também podem ser taxados, incluindo bourbon, itens agrícolas, têxteis, artigos de couro e eletrodomésticos.
“Nossa meta é encontrar o equilíbrio certo entre os produtos afetados, considerando os interesses dos produtores, exportadores e consumidores da UE”, explicou o porta-voz.
As tarifas retaliatórias da UE foram anunciadas inicialmente em resposta à decisão do então presidente Donald Trump, que impôs tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio da Europa. Na época, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o bloco precisava “agir para proteger empresas e consumidores europeus”.
Com a ampliação das medidas americanas para um número maior de produtos e valores comerciais mais elevados, a UE justificou a necessidade de expandir sua resposta para que o impacto financeiro das tarifas aplicadas fosse proporcional ao prejuízo causado pelos novos impostos dos EUA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.