‘Brasil tem potencial para ser o maior produtor de biometano do mundo’, diz presidente da Abiogás
Publicado 04/04/2025 • 12:49 | Atualizado há 2 semanas
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Discord é processado por procurador de New Jersey por ferramentas de segurança infantil
Administração Trump ameaça proibir Harvard de matricular estudantes estrangeiros
Publicado 04/04/2025 • 12:49 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Com base no aproveitamento de resíduos do setor agropecuário, o Brasil desponta como um forte candidato a se tornar o maior produtor de biometano do mundo.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta sexta-feira (4), Renata Isfer, presidente-executiva da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), destacou o enorme potencial do país para a produção de biometano.
Segundo ela, o Brasil tem capacidade de gerar milhões de metros cúbicos de biometano por dia — o dobro do que foi consumido de gás natural fóssil em 2023.
“Desse volume, 94% vem do agro, principalmente do setor sucroenergético, que hoje produz etanol e açúcar, mas poderá também gerar combustível renovável com os resíduos dessa produção”, explicou.
Renata ressaltou que, apesar de países europeus produzirem atualmente cerca de 30 milhões de metros cúbicos de biometano por dia, o Brasil tem potencial para ultrapassá-los e se tornar o maior produtor mundial do gás renovável.
Ela também enfatizou a contribuição do biometano para a transição energética no país. Segundo Renata, o setor de energia elétrica brasileiro já é bastante renovável, porém depende de fontes intermitentes, como a solar e a eólica.
O biometano surge como uma solução viável, principalmente para o transporte pesado, que representa apenas 6% da frota, mas mais de 50% das emissões de gases de efeito estufa.
“Com o biometano, é possível substituir o diesel de caminhões de forma competitiva, sem aumento de custos, além de ser uma alternativa para a produção de biofertilizantes e para o uso industrial”, complementou.
Do ponto de vista econômico, a presidente da Abiogás destacou que o avanço do biometano poderá gerar impactos positivos significativos. Apenas no estado de São Paulo, estima-se a criação de cerca de 800 mil empregos diretos, além da substituição da importação de combustíveis fósseis, já que o Brasil depende atualmente da importação de aproximadamente 30% do gás natural, do diesel e do gás de botijão.
“Estamos falando de uma oportunidade de atrair R$ 348 bilhões em investimentos para o setor”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Governo Trump anuncia taxas para navios chineses atracando em portos dos EUA
EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia
Metade dos brasileiros acredita que política comercial de Trump prejudica a economia do Brasil
Onde o 'Made in China 2025' falhou
Paris Hilton diz que quer 'construir a próxima Disney' com sua empresa de mídia