Tarifas de Trump: Mark Cuban diz para estocar no Walmart e em grandes lojas, mas especialistas alertam para não entrar em pânico
Publicado 06/04/2025 • 10:30 | Atualizado há 2 semanas
Heineken inicialmente minimizou as tarifas. Agora a cervejaria está preocupada
John Boyega tinha menos de 12 libras na conta quando conseguiu papel em ‘Star Wars’
Nissan pretende ‘maximizar’ a produção em sua fábrica nos Estados Unidos devido às tarifas de Trump
Ações da Hertz disparam mais de 50% após Bill Ackman adquirir grande participação na locadora
Fabricantes de produtos médicos estão divididos quanto às tarifas de Trump
Publicado 06/04/2025 • 10:30 | Atualizado há 2 semanas
O presidente Donald Trump anunciou na quarta-feira uma série de tarifas sobre países ao redor do mundo, instituindo uma taxa mínima de 10% sobre produtos importados para os EUA.
O mercado de ações caiu na quinta-feira, com o S&P 500 caindo 3% — a caminho de seu pior dia desde setembro de 2022, relata a CNBC. Economistas e líderes empresariais estão soando alarmes sobre o que as tarifas podem significar para os consumidores americanos.
Além de ver declínios em seu portfólio, você pode não sentir o impacto das tarifas imediatamente. Embora seja esperado que os preços que os consumidores pagam por bens importados, e potencialmente aqueles feitos nos EUA usando peças estrangeiras, possam aumentar , isso não vai acontecer da noite para o dia.
Você pode ficar tentado a estocar certos produtos antes que os preços comecem a subir. Algumas pessoas importantes estão até recomendando isso.
“Não é uma má ideia ir ao Walmart local ou a uma grande loja varejista e comprar muitos consumíveis agora”, disse o bilionário Mark Cuban em um post no Bluesky na quarta-feira. “De pasta de dente a sabão, qualquer coisa para a qual você possa encontrar espaço de armazenamento, compre antes que eles tenham que repor o estoque.” (Cuban não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC Make It.)
Estoque de itens essenciais pode lhe dar alguma paz de espírito se você tiver meios financeiros e espaço de armazenamento. Mas especialistas geralmente alertam contra compras por pânico agora, especialmente se você já estiver com pouco dinheiro.
“No final das contas, [os consumidores] poderão obter os bens de que precisam ou desejam, mas [podem] precisar pagar mais por eles posteriormente se as tarifas forem implementadas”, disse Lawrence Sprung, um planejador financeiro certificado em Long Island, Nova York, antes do anúncio de Trump .
Tarifas, como aquelas impostas à madeira canadense, podem afetar os preços de itens como papel higiênico , informou a Bloomberg em março. Além disso, a volatilidade no mercado de ações antes e em resposta ao anúncio da tarifa renovou os temores de uma recessão iminente .
No entanto, mesmo que uma recessão esteja chegando, você não deve “deixar que as manchetes orientem suas decisões”, disse Jason Gilbert, fundador e sócio-gerente da RGA Investment Advisors, antes do anúncio de quarta-feira.
Concentre-se no que você pode controlar, como reforçar seu fundo de emergência e revisar seu orçamento, dizem os especialistas .
“É realmente importante tentar escolher coisas que você pode controlar e nas quais você pode fazer um impacto e uma diferença no momento”, disse Catherine Irby Arnold, vice-presidente sênior e líder de mercado do US Bank em Washington, antes do anúncio da tarifa .
Você não pode controlar os preços, por exemplo, mas pode controlar em que está gastando seu dinheiro, diz Irby Arnold. Pode ser um bom momento para fazer um balanço de seus gastos e ver se há áreas em que você pode fazer cortes, como em compras por impulso ou assinaturas desnecessárias .
Quando se trata de compras maiores, como carros ou eletrodomésticos, se você não precisa de uma substituição imediata, pode ser sensato esperar para ver como as oscilações de preço realmente se manifestam, disse Sprung.
“Priorize essas compras necessárias e … faça sua lição de casa sobre o que esperar do impacto das tarifas sobre os produtos”, disse Sprung na quinta-feira. “Mantenha-se informado e educado.”
Além de ler sobre os impactos esperados, Sprung sugere pesquisar e “observar fabricantes que produzem os produtos de que você precisa em áreas com tarifas mais baixas ou internamente aqui nos Estados Unidos para evitar a tarifa completamente”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Para influenciar pessoas, faça uma grande mudança: é algo que qualquer um pode fazer, diz especialista em liderança
99 anuncia lançamento da 99Food e investimento de R$ 1 bilhão no Brasil
China substitui principal negociador de comércio internacional enquanto negociações com Washington estagnam
China pede a Trump para "parar de ameaçar e chantagear"
EUA vão vistoriar frigoríficos no Brasil após disputa com a China