Setor automotivo do México deve mirar o Brasil diante de tarifa dos EUA, diz especialista da FGV
Publicado 15/04/2025 • 17:07 | Atualizado há 1 dia
Heineken inicialmente minimizou as tarifas. Agora a cervejaria está preocupada
John Boyega tinha menos de 12 libras na conta quando conseguiu papel em ‘Star Wars’
Nissan pretende ‘maximizar’ a produção em sua fábrica nos Estados Unidos devido às tarifas de Trump
Ações da Hertz disparam mais de 50% após Bill Ackman adquirir grande participação na locadora
Fabricantes de produtos médicos estão divididos quanto às tarifas de Trump
Publicado 15/04/2025 • 17:07 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
A tarifa de 25% imposta pelos Estados Unidos à importação de veículos pode gerar uma grande ociosidade nas montadoras do México e do Canadá, principais exportadores ao mercado norte-americano. Segundo Antônio Jorge Martins, coordenador da FGV e especialista no setor, o México deve buscar alternativas para escoar sua produção, e o Brasil pode estar no radar.
“Na medida em que haja essa ociosidade, pode-se supor que o México buscará preencher essa capacidade, possivelmente por meio de exportações ao Brasil”, disse o especialista em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (15).
Segundo Martins, esse movimento tende a criar um desequilíbrio para as montadoras instaladas no Brasil, já que a economia mexicana é mais aberta e internacionalizada. “O Brasil é muito mais fechado, e hoje a concorrência se dá entre estados, municípios e países. É preciso buscar maior competitividade”, disse.
Apesar da possível pressão, o especialista avalia que ainda há caminhos para a indústria brasileira. Ampliar escala e explorar novos mercados, como a América Latina e até a África, estão entre as estratégias possíveis.
Martins também comentou os esforços dos Estados Unidos para reindustrializar o país e reduzir o déficit comercial. Segundo ele, essa transição não será rápida. “Eles querem trazer de volta as atividades empresariais e industriais, mas isso não se faz da noite para o dia”, explicou.
Ele ainda destacou que a complexidade da cadeia automotiva torna inviável a produção 100% norte-americana. “A globalização é indispensável para lidar com os custos do setor.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Para influenciar pessoas, faça uma grande mudança: é algo que qualquer um pode fazer, diz especialista em liderança
99 anuncia lançamento da 99Food e investimento de R$ 1 bilhão no Brasil
China pede a Trump para "parar de ameaçar e chantagear"
China substitui principal negociador de comércio internacional enquanto negociações com Washington estagnam
Abbott espera investir US$ 500 milhões nos EUA e mantém projeção de lucro para 2025