Rui Costa desembarca na China para debater parcerias de investimentos com o Brasil
Publicado 27/04/2025 • 14:51 | Atualizado há 21 horas
A agricultura não está se aproximando de uma crise de tarifas de guerra comercial, “ela já está em uma crise total”, dizem os agricultores
Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão
Era de ‘reenergização’ da infraestrutura de energia eólica nos EUA começa
Companhias aéreas indianas não podem voar pelo espaço aéreo do Paquistão. Veja como isso está afetando os voos
Turistas internacionais caem nos EUA, mas americanos não param de viajar para o exterior
Publicado 27/04/2025 • 14:51 | Atualizado há 21 horas
KEY POINTS
O ministro da Casl Civil, Rui Costa, desembarcou em Pequim, na China, neste domingo (27). Segundo o governo, o encontro é para adiantar conversas sobre as parcerias de investimentos “que o presidente Lula deve concretizar junto ao presidente Xi Jinping no mês de maio.”
Mais cedo, Rui Costa se reuniu com Zheng Shanjie, ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China. “Estamos buscando materializar e acelerar a mudança no patamar de relação entre Brasil e China, apostando no diálogo e na integração para promover benefícios mútuos”, disse.
Leia também:
O ministro ainda esteve na sede da empresa CCCC (China Communications Construction Company) e se encontrou com empresários do setor de infraestrutura. Ele apresentou a carteira de concessão de rodovias do Brasil e destacou a previsão de realização de 14 leilões até o final de 2025, com expectativa de investimentos de cerca de US$ 50 bilhões.
A missão também busca atrair investidores para projetos do Novo PAC. Entre as áreas de interesse estão a expansão de parcerias com a CRRC, maior fabricante de material rodante do mundo, que já atua em metrôs de São Paulo e Belo Horizonte, e a ampliação de investimentos em armazenamento de energia com a Windey Energy.
Liderada por Rui Costa, a comitiva brasileira também conta com o ministro das Comunicações, Frederico Filho, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, além de representantes dos ministérios dos Transportes, Saúde, Indústria e Comércio, Minas e Energia e do BNDES, com compromissos em Pequim e Xangai.
A agenda ainda inclui reuniões com autoridades do governo chinês e representantes de empresas públicas e privadas dos setores de infraestrutura, saúde e tecnologia.
Antes da viagem, o minstro já havia se reunido no Brasil com o embaixador chinês Zhu Qingqiao e representantes de empresas estratégicas para os projetos brasileiros.
A agenda na China inclui ainda um encontro com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics (NDB), em Xangai. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para quinta-feira (1º de maio).
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Apagão atinge Espanha, Portugal e França
Shein sobe preços nos EUA em até 377% às vésperas de tarifas mais duras sobre pacotes importados da China
China lança apoio ao emprego e sugere mais estímulos à medida que as tensões nos EUA aumentam
Operadora de energia da Espanha diz que está restaurando energia em partes do país
O boom dos data centers de IA não vai à falência, mas a ‘pausa’ é uma tendência nas grandes empresas de tecnologia