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Pagamento por aproximação vai superar 70% das transações em 2025, revela Abecs
Publicado 09/05/2025 • 16:50 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 09/05/2025 • 16:50 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pagamento por aproximação vai superar 70% das transações em 2025, revela Abecs.
Unsplash.
“Aproximar ou inserir?” A pergunta habitual do comerciante na hora do pagamento tem a resposta “aproximação” em sete a cada 10 eventos. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações por aproximação responderam por 69,6% das compras presenciais no primeiro trimestre. Eram 57,7% há um ano e apenas 8% em 2021.
O valor chegou a R$ 423,1 bilhões, alta de 38,6% na comparação com igual período de 2024. Aumento de 43,4% no caso dos cartões de débito (R$ 116,6 bilhões), 42% nos de crédito (R$ 242,3 bilhões) e 20,5% no pré-pago (R$ 64,2 bilhões).
O total de transações subiu 26,5%, para 6,5 bilhões – são 3 milhões de pagamentos por aproximação por hora, diz a Abecs. A estimativa é que, ainda em 2025, o porcentual já supere os 70%. O crescimento é contínuo, lembra a associação: 8% das transações presenciais em 2021, 29,5% em 2022, 45% em 2023, 57,7% no ano passado e 69,6% agora.
A Abecs citou pesquisa do instituto Datafolha, de fevereiro, segundo a qual 71% dos consumidores afirmaram usar pagamento por aproximação (60%, “sempre ou quase sempre”). Pelo perfil, a modalidade atinge principalmente o público mais jovem: entre pessoas de 18 a 24 anos, essa preferência chega a 86%. Fica em 51% no grupo acima de 60. “O avanço dos pagamentos por aproximação demonstra que o consumidor brasileiro é receptivo a soluções que tragam segurança, comodidade e boa usabilidade”, afirmou o vice-presidente executivo da associação, Ricardo de Barros Vieira.
Os pagamentos por meios eletrônicos somaram R$ 1,1 trilhão no primeiro trimestre – é a primeira vez que essa marca é atingida no período. O crescimento foi de 9,3% em relação a 2024.
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O uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos (transações não presenciais) cresceu 16,2% no primeiro trimestre, movimentando R$ 261,8 bilhões. Com os cartões de crédito, a alta foi de 16,2%, para R$ 253,6 bilhões.
O débito teve aumento quase na mesma proporção (16%), com valor menor: R$ 4,1 bilhões. “No entanto, é importante destacar que o crescimento do débito online (não presencial) nos últimos seis anos (1T19 x 1T25) foi de 543,3%, reforçando que essa modalidade vem ganhando espaço”, afirmou a Abecs.
As compras parceladas sem juros representam 41% das transações no crédito – sobem para 50,2% no presencial. Em 63,4% dos casos, são até seis parcelas.
A Abecs destaca ainda o uso de cartões no exterior. Os gastos de brasileiros somaram US$ 3,8 bilhões, crescimento de 1,1%. A entidade considera câmbio médio de R$ 5,84 (ante R$ 4,95 em 2024), o que representa gasto de R$ 22,6 bilhões (+19,6%), sendo R$ 9,7 bilhões na Europa e R$ 8,7 bilhões nos Estados Unidos. Já os gastos com cartões de estrangeiros no Brasil aumentaram 14,1% e atingiram US$ 1,8 bilhão (R$ 10,7 bilhões, +34,8%).
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