Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Eleições em Portugal: urnas abrem, ex-primeiro-ministro vota e pede combate à abstenção
Publicado 18/05/2025 • 09:37 | Atualizado há 4 meses
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 18/05/2025 • 09:37 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Pixabay
Bandeira de Portugal.
As eleições legislativas portuguesas deste domingo já estão em curso. As urnas abriram às 8h (4h na hora de Brasília), e têm previsão de encerrarem às 19h no horário local. Apenas os Açores abriram e fecharão uma hora mais tarde devido ao fuso horário.
O ex-primeiro-ministro de Portugal Luís Montenegro (PSD, Partido Social Democrata, centro-direita), derrubado do cargo em meio a escândalos envolvendo conflitos de interesse da empresa de sua família, já votou.
Em conversa com jornalistas, chamou a população para votar, frisando a necessidade de se combater a abstenção. Outros líderes partidários e parlamentares também já foram às urnas neste domingo em Portugal.
Votam todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos. Ao todo, são 10 milhões de eleitores, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), que poderão eleger os 230 deputados da Assembleia da República. Portugal é um semipresidencialismo unicameral.
Com apenas o Partido Liberal Social (PLS) como estreante, o pleito conta com 21 legendas em disputa. Mas os olhos se voltam para o PSD; o Partido Socialista (PS), de esquerda e principal nome da oposição; e o Chega, de extrema-direita e que também fez oposição ao PSD diante de uma recusa dos sociais-democratas em se unir aos extremistas.
Ontem, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, discursou chamando os eleitores a votar e dizendo que quem não comparecer às urnas seria “meter a cabeça na areia”. Rebelo ainda fez referência ao presidente americano Donald Trump.
“O mundo de 2025 é radicalmente diferente do mundo de 2024. O regresso ao poder do atual presidente norte-americano implicou, em quatro meses, mudanças enormes nas relações com a Europa, a Rússia e a China, imprevisibilidade na economia internacional, maiores responsabilidades para nós, europeus, para nós, portugueses”, disse o presidente.
Leia também:
Portugal anuncia a expulsão de 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições nacionais
O secretário-geral do Partido Socialista (PS) de Portugal, Pedro Nuno Santos, o nome da esquerda para o cargo de primeiro-ministro, votou em Lisboa neste domingo (18). Em conversa com jornalistas, Santos disse que passará o dia com a família e amigos, antes de acompanhar a apuração com a comitiva do partido. O socialista também chamou o eleitor a comparecer às urnas, discurso que tem se repetido em meio a altos índices de abstenção nos últimos pleitos.
O PS é uma das legendas mais fortes da esquerda portuguesa e governou por diversas vezes. O último governo do partido foi com o primeiro-ministro Antonio Costa, que renunciou em meio a investigações por corrupção.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Rússia e Emirados Árabes Unidos reforçam laços comerciais e testam limites dos EUA
Exportações de carne bovina crescem, mas tarifaço derruba vendas aos EUA
PF prende oito suspeitos por furto de R$ 1,22 milhões no sistema Pix
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital