Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy
Ações da Apple caem 3% no pré-mercado após China considerar investigação sobre práticas da App Store
Demanda global por ouro atinge novo recorde em 2024; apetite pelo metal em 2025 segue forte
Disney supera previsões de lucro, mas perde assinantes do Disney+
Mattel diz que Barbies e Hot Wheels podem ficar mais caros com as tarifas de Trump
Publicado 26/11/2024 • 12:58
KEY POINTS
Operadora Orange
Divulgação
Na terça-feira (26), a gigante francesa de telecomunicações Orange anunciou que está se associando à OpenAI, apoiada pela Microsoft, e à Meta, dona do Facebook, para construir modelos de inteligência artificial personalizados projetados para entender melhor as línguas regionais africanas.
A Orange afirmou que está trabalhando com a OpenAI e a Meta para desenvolver modelos de IA personalizados baseados em seus respectivos modelos de código aberto, Whisper e Llama — sistemas disponíveis publicamente que podem ser adaptados para atender a necessidades específicas — que possam entender línguas da África Ocidental não compreendidas pela maioria dos sistemas de conversação.
Atualmente, grande parte dos dados que as principais empresas de IA usam para treinar seus algoritmos se origina nos Estados Unidos, o que significa que seus modelos podem perder contextos importantes, como cultura e idioma, quando se trata de regiões diferentes como Europa, Oriente Médio e África.
Isso significa que pode ser difícil para esses modelos entenderem comunicações baseadas em texto e voz compostas em línguas menos representadas, de acordo com Steve Jarrett, diretor de IA da Orange.
“Tendo um modelo aberto, você consegue fazer o que chamamos de ajuste fino, onde você introduz informações adicionais ao modelo que não foram incluídas quando ele foi inicialmente treinado”, disse Jarrett em entrevista à CNBC. “Estamos adicionando o reconhecimento das línguas regionais da África Ocidental que não são entendidas hoje por nenhuma IA.”
A Orange planeja começar lançando modelos de IA que incorporam duas línguas regionais da África Ocidental, Wolof e Pulaar, faladas por cerca de 16 milhões de pessoas e seis milhões de pessoas, respectivamente, no início de 2025.
Wolof é uma língua falada no Senegal, Gâmbia e sul da Mauritânia, enquanto Pulaar é falada principalmente no Senegal.
Os modelos de IA de código aberto serão fornecidos externamente pela Orange com uma licença gratuita para usos não comerciais, incluindo saúde pública e educação, informou a empresa. A Orange planeja expandir sua iniciativa de modelos de IA personalizados para eventualmente cobrir todos os 18 países da África Ocidental.
“Estamos operando em países da África Ocidental onde muitas dessas línguas regionais são faladas em nossos centros de contato, mas onde os modelos de IA atuais não entendem o que essas pessoas estão digitando ou dizendo”, disse Jarrett à CNBC.
Grandes modelos de linguagem como o GPT da OpenAI, o Llama da Meta e o Claude da Anthropic não são bem adaptados às necessidades dos africanos, pois não foram treinados especificamente com dados originários da região, segundo o chefe de IA da Orange.
O movimento se insere em um conceito que vem ganhando força globalmente, conhecido como “IA soberana”.
O termo refere-se à ideia de que países e regiões individuais devem buscar maior controle sobre a infraestrutura tecnológica central sobre a qual os sistemas de IA são construídos, localizando o armazenamento e processamento de dados para garantir que representem idiomas, cultura e história específicos.
A Orange também está buscando localizar o processamento de dados e a hospedagem dos modelos da OpenAI em centros de dados europeus. Isso, segundo a Orange, dará à empresa acesso antecipado aos modelos de IA mais recentes e avançados da OpenAI e ajudará a construir novas aplicações, como sistemas de voz para atendimento ao cliente movidos a IA.
Jarrett afirmou que a Orange está comprometida em usar a IA “de forma responsável” e “não usar sempre o modelo de linguagem grande [LLM] para todos os problemas”, dadas as preocupações ambientais associadas aos enormes requisitos de energia da tecnologia.
Além de usar sistemas de IA para melhorar o atendimento ao cliente, a Orange também está utilizando a tecnologia para melhorar uma parte central de seus negócios: as redes móveis.
“No lado da rede, usamos [IA] não apenas para otimizar como planejamos a rede, mas também como operamos a rede corretamente”, disse Jarrett à CNBC.
“O volume de dados é tão grande vindo de todos os equipamentos de rede que, com sistemas de IA, podemos ajudar a identificar aqueles padrões nos dados que poderiam nos ajudar a identificar e prever falhas antes mesmo que o cliente perceba.”
Mais lidas
Após prejuízo de R$ 14 bi, TCU abre auditoria sobre a gestão da Previ, fundo de pensão do BB
Lucro do Itaú atinge R$ 10,9 bilhões no quarto trimestre de 2024
CEO da Ford nos EUA pede análise 'abrangente' de tarifas para todos os países
Prazo máximo de pagamento do empréstimo consignado aumenta para 96 meses
Super Bowl: marcas pagam até US$8 milhões por 30 segundos de publicidade no evento mais assistido do ano